Associação Ateliê de Ideias

Projeto Bem Morar/ES

Finanças solidárias e capacitação de mulheres para construção de suas próprias casas

O município de Cariacica possui cerca de 350 mil habitantes e é composto por 13 regiões. Vila Dourada é um bairro que surgiu de loteamentos criados de forma irregular, o que resultou em condições de ocupação precárias, ruas sem pavimentação e falta de condições básicas de saneamento. O bairro possui 23 mil moradores e 40% são beneficiários do Programa Bolsa Família.

A Associação Ateliê de Ideias, criada para promover o desenvolvimento socioeconômico local, atua por três eixos: inclusão habitacional, fortalecimento comunitário e fortalecimento das economias locais por meio de finanças solidárias.

O projeto tem o objetivo de mobilizar mulheres da comunidade na participação do Fundo Colaborativo Bem Morar, que prevê microcrédito para construção, e impulsionar as atividades da fábrica de tijolos ecológicos que são utilizados nas casas.

IMPACTO

Com o apoio da Fundação ABH e BrazilFoundation, o Ateliê propõe:

• Atendimento a 8 famílias que não possuem moradia própria, com renda entre 0 e 4 salários mínimos;
  • Acesso à habitação digna para 32 pessoas;
  • Capacitação de 5 pessoas para construção de tijolos ecológicos e remuneração pelo trabalho;
  • Ampliar o envolvimento das mulheres na construção de suas próprias casas.

RESULTADOS ATÉ O MOMENTO

• Entrega da casa de Mauricéia em 18/Set/2016 onde ela mora com o marido e filho;
  • Capacitação de 5 pessoas para construção de tijolos ecológicos e remuneração pelo trabalho.

Quer conhecer mais sobre a Associação Ateliê de Ideias? Acesse os links abaixo: