Design da Mata

O PROJETO

O Design da Mata foi um projeto que utilizava uma nova maneira de comercializar artesanato aliado ao design, ao conhecimento tradicional e a práticas sustentáveis. Um espaço de conexão entre o artesão e a sociedade.

A Fundação ABH, apoiou o Design da Mata na edição de 2014, dos dias 26 a 30 de Novembro, pelo  alinhamento de valores e ideais e por acreditar em seu impacto social e poder de transformação!

Resultados alcançados:

DM_2015

JUSTIFICATIVA

O Design da Mata é um espaço de encontro e conexão. Uma forma de apoiar trabalhos voltados para o desenvolvimento de comunidades tradicionais ao redor do Brasil, disseminando cultura e construindo pontes entre realidades distintas através da comercialização consciente de artesanato e promoção de manifestações artísticas e gastronômicas destas comunidades.

PÚBLICO ALVO

O Design da Mata tem como público alvo as comunidades tradicionais que se beneficiam do projeto pois este coloca sua cultura no mapa dos grandes centros consumidores, permitindo, através da geração de renda, que estas mantenham suas tradições e modo de vida característicos gerando renda. Também tem como público alvo os consumidores das grandes capitais de todas as faixas etárias gerando conhecimento da cultura brasileira para que esta seja conhecida, valorizada e consumida com consciência.

OBJETIVO GERAL

Propiciar escoamento da produção de comunidades tradicionais através da comercialização consciente de artesanato e promoção de manifestações artísticas e gastronômicas destas comunidades.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Disseminar a cultura Brasileira (artesanato, gastronomia e manifestações artísticas)
  • Escoar a produção de comunidades tradicionais, contribuindo para a geração de renda
  • Auxiliar as comunidades tradicionais a se estruturarem para atender às exigências do mercado consumidor, respeitando suas tradições e características
  • Com base em suas tradições, desenvolver conjuntamente com comunidades tradicionais produtos com design
  • Produtos que contam histórias – Trazer informações relevantes, através da história por trás do produto (quem fez, onde fez, como fez, com o que fez), ao público dos centros consumidores sobre as comunidades de maneira a se sensibilizarem e assim contribuírem para preservação dessa diversidade e, consequentemente, biodiversidade.

METODOLOGIA

Com parceiros estratégicos atuantes nos diversos biomas do Brasil que atuam diretamente com comunidades tradicionais, estabelecer vínculos duradouros para beneficiar as comunidades e proteger o meio em que vivem. Estes parceiros acompanham o manejo e modo de produção dos produtos, garantindo a procedência dos mesmos e fazem a ponte entre as comunidades e Design da Mata, atua diretamente com nelas e propiciando ao Design Da Mata que promova espaços de valorização e consequente comercialização dos produtos e, através de um trabalho em rede, permita o desenvolvimento de novas linhas de produto, sempre respeitando as características locais e levando em conta as exigências do mercado.

RESULTADOS ALCANÇADOS

Em 2014, o Design da Mata trabalhou com 17 parceiros interlocutores que representavam mais de 250 artesãos de 30 comunidades em 13 estados Brasileiros que abrangem 3 dos 6 biomas nacionais. Um total de R$ 108.887,08 foram repassados às comunidades e uma vasta programação cultural ocorreu, aproximando as culturas; houve apresentação do Fandango de Cananéia, Batucajé, Chico Malta; apresentação dos filmes “A Lei da Água” e “A Força da Floresta” visando informar o público sobre esses temas, além de oficinas infantis que pretendiam aproximar as crianças às distintas realidades do nosso país.

Quer conhecer mais sobre o Design da Mata? Acesse os links abaixo:

Instagram Design Da Mata

Vídeo Design Da Mata