Projeto Comunicação de Valor Público

Sobre

O ensino médio é a ponte para a juventude periférica acessar o ensino superior e, nas periferias, cursinhos populares oferecem formação para esses alunos em fase de transição para o meio acadêmico e que encontram inúmeras dificuldades para consolidar esse processo de forma bem sucedida.

Pensando em uma solução de valor público, a Associação Historiorama e o Coletivo Desenrola e Não Me Enrola enxergaram na comunicação uma forma de reconhecer e potencializar o trabalho desenvolvido pelos Cursinhos Populares que ajudam jovens das periferias a desenvolver e complementar o conhecimento necessário para terem acesso à faculdade e, consequentemente, melhorarem suas chances de desenvolvimento econômico, qualidade de vida de suas famílias e até mesmo da comunidade em que vivem.

A comunicação é um dos elementos fundamentais para gerar oportunidades reais para os moradores do território se conectarem, conhecerem, vivenciarem e principalmente reconhecerem as ausências e as potências de morar, trabalhar e estudar no Capão Redondo, Campo Limpo, Jardim Ângela e Jardim São Luiz.

Diante disso, buscaram desenvolver atividades formativas e informativas voltadas a capacitação e a fidelização do público atendido ou impactado por organizações, coletivos, agentes sociais e culturais que visam mudar pra melhor a dinâmica social do território, por meio de projetos de fins públicos.

VISÃO

Impactar inicialmente até 2.000 alunos, modificando a perspectiva de vida do jovem e ampliando os seus horizontes para ascender socialmente dentro e fora da periferia. Isso será possível através da comunicação, que irá potencializar o trabalho desenvolvido pelos Cursinhos Populares.

O desenvolvimento da comunidade a médio e longo prazo se dá com o crescimento de moradores que terão consciência sobre seus direitos e deveres, para intervir nas melhorias sociais do território. Sem esse perfil de moradores, as periferias não conseguem avançar em suas questões estruturais.

Quer conhecer mais?

Acesse os links abaixo:

www.historiorama.com

A Historiorama é um projeto de educação e comunicação a partir do Campo Limpo, periferia da zona sul de São Paulo, que trabalha fortalecendo o direito que todas e todos tem de contar a história do mundo.

www.desenrolaenaomenrola.com.br

O Coletivo Desenrola e Não Me Enrola tem como objetivo transformar os imaginários e as narrativas sobre as periferias e seus moradores por meio da comunicação. A partir dos eixos de identidade, território e repertório, eles atuam com formação em comunicação, produção de conteúdo jornalístico e pesquisas sobre a identidade cultural das periferias de São Paulo.

Investimento Flexível

A Fundação ABH trabalha com investimento flexível para as organizações/projetos que apoia. O Projeto Comunicação de Valor Público estabeleceu para este apoio os seguintes objetivos:

Comunicação

• A criação de quatro Núcleos de Comunicação e Mobilização no interior das estruturas de quatro cursinhos populares, oferecendo a estes núcleos e suas lideranças, formação em diagnóstico e mapeamento de público, planejamento estratégico, planejamento de conteúdo, execução de plano de comunicação, treinamento técnico em linguagens como texto, vídeo e fotografia e mensuração e avaliação de resultados;
  • O oferecimento de equipamentos de produção comunicativa a cada cursinho popular, de modo que se assegure o mínimo necessário para que essa produção comunicativa seja feita de maneira autônoma após o fim desse projeto visando  ampliar o diálogo dos cursinhos com o seu público alvo nos territórios;
  • A ampliação o número de estudantes atendidos pelos cursinhos populares, por meio de ações de comunicação,  aumentando as chances reais de ingresso no ensino superior;
  • A atração de parceiros que conheçam e reconheçam a relevância dos cursinho populares para a transformação do território;
  • A atração de professores qualificados, aumentando a capacidade dos cursinhos.