Universidade da Correria

Logo_BrazilFoundation_Traco

UC2015

Ano 2015

A BrazilFoundation mobiliza recursos para ideias e ações que transformam o Brasil.

Trabalham com líderes e organizações sociais e uma rede global de apoiadores para promover igualdade, justiça social e oportunidade para todos os brasileiros.

A BrazilFoundation e a Fundação ABH formaram uma parceria para apoiar os seguintes projetos em 2015:

Universidade da Correria (Centro de Inovação Popular – CDHA)

O CDHA é um espaço de co-criação de projetos com objetivo de promover a cultura da inovação social, do empreendedorismo local e a redução da desigualdade em territories populares do Brasil.

A Universidade da Correria (“UniCorre”) é um programa de formação de empreendedores que dura 3 meses, reunindo atividades presenciais, ensino à distância e abertura de frentes de negócio no Rio de Janeiro e São Paulo. No curso, os participantes aprendem a desenvolver e a operar empreendimentos sustentáveis, com foco na geração de renda e em redes colaborativas. A UniCorre utiliza uma metodologia que adapta conceitos de negócios desenvolvidos em reconhecidas universidades do Brasil e do exterior para a realidade popular.

Impacto Esperado

Com o apoio da Fundação ABH e da BrazilFoundation, a UniCorre pretende:

• Formar duas novas turmas para 60 jovens de territórios populares;
  • Promover aulas teóricas, práticas e visitas técnicas;
  • Proporcionar 6 meses de consultoria individual para 40 projetos;
  • Oferecer espaço de coworking para incubação de negócios a baixo custo;
  • Construir pontes entre profissionais do mercado e empreendedores populares.

Resultados Finais

• 2 turmas com um total de 35 jovens formados pelo Programa de Formação de Empreendedores
  • 18 propostas de negócios receberam tratamento técnico e consultoria – a maior parte de subsistência – nas áreas de moda, gastronomia, têxtil, tecnologia e fotografia, totalizando 105 horas de consultoria realizadas.
  • 11 novos negócios foram incubados pela Universidade da Correria, sendo 05 com investimentos financeiros.