Acreditar – 2018 – Histórias transformadoras

Chegou a Acreditar: 2015
Empréstimos: 6
Valores emprestados totais: R$ 6.500,00

Começou a empreender muito jovem, mãe e sem enxergar perspectiva de futuro, decidiu que o caminho era empreender. Começou fazendo o que sabia de melhor, criar animais como: boi, cabras, galinhas e até porcos. Dessa forma Maria foi conseguindo ter um pouco de autonomia financeira. Em umas das nossas visitas a comunidade Maria conheceu a Acreditar, solicitou a participação em nosso programa, no entanto seu cônjuge não podia saber. Sem o apoio da família passamos a atender Maria, que tomou vários empréstimos para investir na criação de animais, esforçada fez uma poupança para reformar sua casa, realizada recentemente. A empreendedora tem uma ótima visão de negócio, mas desde que decidiu empreender precisa conviver com o desacreditar do seu cônjuge que sempre lhe desmotiva, quando o assunto é o negócio. A última ideia de Maria é uma máquina de produção chinelas, um negócio que vem conquistando vendedoras da comunidade, gerando renda para uma outra pessoa. E ela já conseguiu pagar a máquina da produção. Maria vem sempre dando novos passos o que nos deixa muito feliz, mas todos os dias ela precisar lidar com a falta de apoio e encorajamento por parte do seu cônjuge, no entanto Maria segue em frente forte e sorridente, tendo seus filhos como aliados.

Jerusa e Marilandia - Fasso artesanato

Chegou a Acreditar: 2005
Empréstimos: 2
Valores emprestados totais: R$ 2.800,00

A Fasso artesanatos é um empreendimento que teve início em 2005, inicialmente Jerusa e Marilandia perceberam que a habilidade com desenho e pintura poderiam se tornar um negócio. No entanto tinham dúvidas de como desenvolver essa ideia, neste momento procuram a Acreditar, mas entre a primeira conversa a liberação do microcrédito houveram muito outros momentos, pois as meninas precisam organizar melhor a ideia, realizar pesquisa de custos, pesquisa de mercado e a Acreditar apoiou dando-lhes um modelo didático de plano de negócios. O orçamento inicial foi de R$ 1.000,00 e acabamos fechando em R$ 300,00 reais, que foi para adquiri 19 camisetas. O negócio deu super certo, estar formalizado, criou uma cultura local e valorização cultural e ainda gera trabalho para outras pessoas.

Rafaela e Edileusa - Hortaliças e plantação orgânica

Chegou a Acreditar: 2017
Empréstimos: 2 (cada uma)
Valores emprestados totais: R$ 5.000,00 ( 2.500,00 cada uma)

Rafaela de Aquino e Edileusa Maria são jovens agricultoras que trabalham com plantação de abacaxi e hortaliças orgânicas. As empreendedoras procuraram a Acreditar por que desejavam começar a produzir nas suas propriedades rurais; a ideia inicial foi pegar um recurso para investir na plantação de abacaxi, um trabalho desafiador, em um terreno íngreme que exigia muito força física, Rafaela e Edileusa conseguiram realizar muito, graças ao apoio de suas famílias. Mais tarde decidiram que poderiam incrementar ainda mais o negócio e resolveram solicitar mais um valor para perfurar um poço e investir em hortaliças orgânicas, uma atividade que vem dando super certo. Agora Rafaela largou o trabalho na cidade e se dedica exclusivamente ao negócio com Edileusa que é mãe de dois filhos e agora consegue ter renda e dá uma qualidade de vida melhor para ela e sua família. E muitos outros sonhos virão por aí, ficaremos felizes em continuar contribuindo para a trajetória das empreendedoras.