Destaque aos profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à Covid-19

Neste Dia Mundial da Saúde, destacamos o trabalho essencial e exaustivo dos profissionais que atuam na linha de frente no combate à pandemia da Covid na periferia sul de São Paulo. Também falamos sobre a origem da data, seus objetivos, sua importância e a necessidade de observar esse dia sob a perspectiva de quem se arrisca todos os dias para nos ajudar.

Dia Mundial da Poesia

Neste artigo você vai conhecer as origens do Dia Mundial da Poesia, sua importância e vai saber um pouco mais da relação de Billy de Assis com essa arte.

As origens do Dia Internacional da Mulher

Você conhece o Dia Mundial da Justiça Social? Preparamos um conteúdo completo para celebrar e compreendermos essa data e mostrar a importância de valorizar essa data, especialmente nas periferias.

No dia 13 de fevereiro comemora-se o Dia Mundial do Rádio!

Você sabia que as ondas do rádio alcançam 83% da população brasileira? Sabia que para alguns o rádio é o único meio de comunicação e entretenimento? Você conhece a @radiocomunidadeoficial? Preparamos um conteúdo incrível para celebrar o Dia Mundial do Rádio e mostrar um pouco da potência dessa ferramenta transformadora, especialmente nas periferias.

Janeiro Branco: Impactos da Pandemia na saúde mental do jovem periférico

A pandemia da Covid-19 fez com que todas as atenções se voltassem para a saúde da população mundial. Mas, além dos cuidados para evitar a contaminação pelo vírus, outros aspectos chamaram a atenção e foram alvo de estudos, como os impactos da pandemia na saúde mental da juventude periférica brasileira.

Desigualdade na Pandemia

A pandemia de Covid-19 que atinge o mundo todo há quase 10 meses evidenciou e até aumentou a desigualdade social. Em meio a economia instável, empresas na corda bamba e o sofrimento da população periférica para manter as necessidades básicas, os bilionários viram seu patrimônio crescer.

Entrevista com a jornalista Gisele Alexandre do podcast Manda Notícias

Nascida na região norte de São Paulo, Gisele Alexandre veio ainda criança para a periferia sul, no Capão Redondo. Jornalista de formação, cresceu junto com o distrito, passando por suas diversas fases, dos altos índices de violência e infraestrutura precária à luta popular por seus direitos através das ONGs e coletivos. Confira a entrevista na íntegra.

Entrevista com Evelyn Daisy do projeto TrançAmor

A trancista e empreendedora social Evelyn Daisy nasceu na periferia sul de São Paulo, especificamente na região do Capão Redondo. Entretanto, durante sua adolescência, para fugir dos altos índices de violência que atingiam o distrito na década de 1990, foi morar no litoral paulista.

Mapa das Desigualdades: a região Sul de São Paulo em destaque

A violência e a degradação urbana são as manifestações mais visíveis da segregação socioambiental. Mas ela ainda vai além: promove uma espécie de confinamento dos pobres acentuando a percepção da vulnerabilidade. Confira a matéria que apresenta estudos sobre essas e outas formas de desigualdade, com foco na periferia sul de São Paulo

Plataforma Potências Periféricas aprovada no Fundo BIS

Nossa rede de parceiros está entre as quatro iniciativas vencedoras da Edição 2020 do Fundo BIS com o projeto Plataforma Pontes Periféricas: um mecanismo inovador para promover a cultura de doação no Brasil. Participe do desenho da plataforma respondendo ao questionário.

Como Gerar Transformação Social com Desenvolvimento Comunitário Local

A Fundação ABH, desde 2018, vem incentivando organizações locais, centros comunitários, coletivos e negócios sociais a desenvolver atividades que, de diferentes maneiras, colaboram com o desenvolvimento das suas regiões e comunidades. Isso é entendido como desenvolvimento comunitário local. Entenda o que é e como funciona.