Janeiro Branco: Impactos da Pandemia na saúde mental do jovem periférico

A pandemia da Covid-19 fez com que todas as atenções se voltassem para a saúde da população mundial. Mas, além dos cuidados para evitar a contaminação pelo vírus, outros aspectos chamaram a atenção e foram alvo de estudos, como os impactos da pandemia na saúde mental da juventude periférica brasileira.

Desigualdade na Pandemia

A pandemia de Covid-19 que atinge o mundo todo há quase 10 meses evidenciou e até aumentou a desigualdade social. Em meio a economia instável, empresas na corda bamba e o sofrimento da população periférica para manter as necessidades básicas, os bilionários viram seu patrimônio crescer.

Entrevista com a jornalista Gisele Alexandre do podcast Manda Notícias

Nascida na região norte de São Paulo, Gisele Alexandre veio ainda criança para a periferia sul, no Capão Redondo. Jornalista de formação, cresceu junto com o distrito, passando por suas diversas fases, dos altos índices de violência e infraestrutura precária à luta popular por seus direitos através das ONGs e coletivos. Confira a entrevista na íntegra.

Entrevista com Evelyn Daisy do projeto TrançAmor

A trancista e empreendedora social Evelyn Daisy nasceu na periferia sul de São Paulo, especificamente na região do Capão Redondo. Entretanto, durante sua adolescência, para fugir dos altos índices de violência que atingiam o distrito na década de 1990, foi morar no litoral paulista.

Mapa das Desigualdades: a região Sul de São Paulo em destaque

A violência e a degradação urbana são as manifestações mais visíveis da segregação socioambiental. Mas ela ainda vai além: promove uma espécie de confinamento dos pobres acentuando a percepção da vulnerabilidade. Confira a matéria que apresenta estudos sobre essas e outas formas de desigualdade, com foco na periferia sul de São Paulo

Plataforma Potências Periféricas aprovada no Fundo BIS

Nossa rede de parceiros está entre as quatro iniciativas vencedoras da Edição 2020 do Fundo BIS com o projeto Plataforma Pontes Periféricas: um mecanismo inovador para promover a cultura de doação no Brasil. Participe do desenho da plataforma respondendo ao questionário.

Como Gerar Transformação Social com Desenvolvimento Comunitário Local

A Fundação ABH, desde 2018, vem incentivando organizações locais, centros comunitários, coletivos e negócios sociais a desenvolver atividades que, de diferentes maneiras, colaboram com o desenvolvimento das suas regiões e comunidades. Isso é entendido como desenvolvimento comunitário local. Entenda o que é e como funciona.