A Iniciativa PerifaSul 2050

O que é?

O PerifaSul 2050 é uma iniciativa que surgiu em 2021 com o objetivo de criar um futuro melhor para a Periferia Sul de São Paulo. A proposta foi lançada pela Fundação ABH, convidando a comunidade a compartilhar o que desejava para o seu futuro e quais seriam os passos necessários para construir um ambiente positivo e impactante para as pessoas que vivem lá.

Para quem é?

O PerifaSul 2050 é direcionado para a população da Periferia Sul de São Paulo em geral, incluindo residentes, empreendedores e microempreendedores locais, agentes culturais, além de atores de transformação que desejam promover mudanças positivas na comunidade.

Como fazemos?

Durante o ano de 2021, a Fundação ABH, em parceria com atores locais, realizou oficinas e pesquisas para identificar as principais questões sociais que merecem destaque até 2050. Através desses encontros, foram definidos três temas principais que abrangem as preocupações dos moradores da periferia sul: Inclusão Produtiva, Desenvolvimento Comunitário e Vida Digna e Bem-Estar.

Os temas mencionados incluem subtemas específicos que foram discutidos em cada reunião. Em cada oficina, os participantes definiram áreas prioritárias e traçaram atividades, metas, objetivos e resultados esperados, visando a convergência de esforços para alcançar esses objetivos comuns.

Para testar o modelo de trabalho em 2022, foram formados dois Grupos de Trabalho (GTs): o GT de Inclusão Produtiva e o GT de Esporte, Arte e Cultura. Esses grupos foram compostos por membros com expertise nas respectivas áreas e trabalharam na pesquisa, estudo e desenvolvimento de estratégias relacionadas a cada tema.

O GT de Inclusão Produtiva concentrou-se em estratégias para incluir pessoas em situação de vulnerabilidade econômica no mercado de trabalho, com foco em empregabilidade, economia criativa e empreendedorismo. O grupo realizou pesquisas individuais e reuniões periódicas para compartilhar informações e desenvolver um e-book sobre o tema.

Já o GT de Esporte, Arte e Cultura mapeou os equipamentos culturais e esportivos da região da periferia sul de São Paulo. As participantes do grupo trabalharam juntas, por meio de reuniões online, na pesquisa e organização das informações coletadas. O objetivo é criar um mapa detalhado que possa divulgar e facilitar o acesso a esses equipamentos, coletivos e serviços culturais na região.

A população pode contribuir com o projeto fornecendo informações sobre iniciativas, projetos e serviços relacionados à inclusão produtiva, esporte, arte e cultura na periferia sul de São Paulo. A ideia é que as pessoas possam cadastrar suas próprias iniciativas em um mapa colaborativo, que será lançado ainda em 2023, tornando o levantamento mais abrangente e completo.

O projeto PerifaSul 2050 busca promover a participação ativa da comunidade e permitir que os moradores sejam protagonistas do seu próprio desenvolvimento, contribuindo para a construção de um futuro melhor para a Periferia Sul de São Paulo.