Como Fazemos

Desenvolvimento Comunitário Local

O Desenvolvimento Comunitário Local é uma abordagem para gerar mudanças a partir das comunidades e não para elas. A ideia é simples: as comunidades podem fazer mais juntas, optando por se concentrarem no que possuem – seus dons, talentos e ativos – ao invés de se concentrarem no que carecem. É uma maneira de fortalecer o capital social e planejar mudanças pois reconhece e honra a dignidade de indivíduos e comunidades há muito descritos como carentes e deficientes. Essa abordagem tem em seu cerne os princípios de inclusão, dignidade e democracia, tendo os atores locais como protagonistas do processo. Trata-se de uma jornada que consiste nos seguintes passos:

O papel da Fundação ABH é guiar os atores locais nessa jornada de conhecimento e transformação, criando pontes entre eles e com atores externos, os apoiando na descoberta dos ativos que têm em seu poder e fortalecendo assim a atuação rede.

Entenda melhor essa prática

Neste artigo, explicamos o que é esta prática, como ela é importante e relevante para todos os cidadãos de uma localidade e como entendemos que é por meio dela que podemos colaborar com a geração de impacto social sustentável.

Leia o texto completo!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER...para receber notícias e novidades!