Fundo Comunitário PerifaSul M’Boi Mirim

O que é?

O Fundo Comunitário PerifaSul M’Boi Mirim (FCP M’BOI), iniciativa da Fundação ABH em conjunto com lideranças locais, trata-se de um fundo comunitário criado para estabelecer uma forma permanente e perpétua de arrecadar recursos e investimentos na periferia, visando impulsionar o desenvolvimento local através financiamento e apoio a iniciativas e lideranças que buscam promover o desenvolvimento da periferia sul de São Paulo. O FCP M’BOI é o primeiro fundo Brasileiro 100% criado pela e para uma periferia e gerido por atores locais.

Existem diferentes modelos de fundos comunitários sendo utilizados pelo mundo. No modelo de trabalho escolhido pelo comitê construtivo (grupo responsável pela governança do fundo), os investimentos são aplicados para que gerem rendimentos e esses possam ser utilizados no desenvolvimento do território do M’Boi Mirim ano após ano, também chamado de Fundo Patrimonial ou Endowment.
No entanto, como dependemos da captação constante de novos recursos para “engordar” o fundo para que ele venha a render valores significativos e expressivos, que gerem um impacto cada vez maior com o passar do tempo, o fundo ainda não usa exclusivamente seus rendimentos.

Origem e Objetivos:

O FCP M’BOI surgiu a partir do trabalho conjunto entre a Fundação ABH e líderes comunitários da periferia sul de São Paulo. Captação de recursos é uma recorrente “dor” de iniciativas locais que dedicam uma parcela substancial de seu tempo para captar recursos ao invés de focar no seu propósito. O fundo nasce então com os seguintes objetivos:

Os principais objetivos do FCP M’BOI são:

• Captar recursos financeiros para investir em iniciativas transformadoras na periferia sul de São Paulo.
  • Apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento social, econômico e cultural da região.
  • Estabelecer uma fonte constante de investimento na periferia, garantindo a continuidade das ações.
  • Estimular um ecossistema colaborativo, conectado atores, recursos e necessidades do território.
  • Dar mais visibilidade para as boas práticas locais.

Conheça a Teoria da Mudança do FCP M’BOI:

Características e Benefícios:

O FCP M’BOI possui as seguintes características:

• Arrecadação de valores: O fundo busca captar recursos financeiros por meio de doações, parcerias e investimentos de organizações e indivíduos interessados em promover o desenvolvimento da periferia sul de São Paulo.
  • Investimentos em iniciativas locais: Os recursos arrecadados serão direcionados para financiar projetos e iniciativas que tenham impacto positivo na região, abrangendo áreas como educação, saúde, cultura, esporte, empreendedorismo, entre outras.
  • Participação da comunidade: A criação e gestão do fundo envolvem a participação ativa das lideranças comunitárias e demais atores locais, garantindo que as decisões sejam tomadas de forma colaborativa e considerem as demandas e necessidades da população.
  • Perenidade do investimento: O FCP M’BOI visa estabelecer uma fonte perpétua de recursos para a periferia sul de São Paulo, assegurando que o investimento na região seja contínuo e sustentável ao longo do tempo.

Entre os benefícios esperados com o FCP M’BOI, estão:

• Fortalecimento da comunidade: O fundo busca fortalecer os laços e a cooperação entre os atores locais, promovendo uma atuação conjunta para enfrentar os desafios e buscar soluções para o desenvolvimento da periferia sul de São Paulo.
  • Estímulo ao empreendedorismo local: Através do financiamento de projetos empreendedores, o FCP M’BOI tem como objetivo impulsionar a economia local, gerando empregos e oportunidades para os moradores da região.
  • Melhoria da qualidade de vida: Ao investir em áreas como educação, saúde e cultura, o fundo busca melhorar a qualidade de vida da população da periferia sul, promovendo o acesso a serviços e oportunidades que contribuam para o seu desenvolvimento pessoal e coletivo.

Para quem é?

O Fundo Comunitário PerifaSul M’Boi Mirim (FCP M’BOI) destina-se a diversos públicos e atores envolvidos na periferia sul de São Paulo, incluindo:

• Moradores da periferia: O fundo busca beneficiar diretamente os moradores da região, proporcionando-lhes acesso a iniciativas e projetos que possam melhorar sua qualidade de vida e promover o desenvolvimento local.
  • Lideranças comunitárias: As lideranças locais desempenham um papel fundamental na criação e gestão do fundo, colaborando na definição de estratégias, captação de recursos e tomada de decisões para direcionar os investimentos.
  • Iniciativas socioculturais: O FCP M’BOI busca parcerias com organizações sociais e sem fins lucrativos que atuam na região, visando fortalecer a rede de apoio e potencializar o impacto das ações desenvolvidas.
  • Empresas e instituições: O fundo também busca engajar empresas e instituições que desejam investir na periferia sul de São Paulo, oferecendo oportunidades de parceria e investimento socialmente responsável.