Impacto do Investimento da Fundação ABH no Manda Notícias

Um dos papéis da Fundação ABH é apoiar iniciativas do território onde atuamos, a periferia sul de São Paulo!

Nosso jeito de investir também é diferente; dado à relação de confiança estabelecida, damos flexibilidade para a utilização do recurso, podendo este ser usado para custos estruturais da iniciativa, pois sabemos que são as pessoas que fazem o impacto acontecer! Veja o caso do Manda Notícias.

Em 2020, o mundo teve de encarar uma nova realidade diante da pandemia do Covid-19. Enquanto a ciência e a população tentavam entender e lidar com as consequências daquele misterioso vírus, diversas informações circularam por todo o planeta, muitas delas falsas, e foi pensando em combater as conhecidas fake news e principalmente garantir o direito ao acesso à informação para todos que a jornalista Gisele Alexandre criou o Manda Notícias.

O Manda Notícias é um podcast que a princípio voltou seu olhar para a crise sanitária mundial, mas depois abarcou outras temáticas fundamentais para a periferia, como cultura e educação, cujo conteúdo produzido é difundido pelo WhatsApp. Em pouco tempo, o formato ganhou projeção, foi parar nas principais plataformas de streaming e ganhou espaço no portal de notícias Terra.

Gisele contou que o apoio da Fundação ABH contribuiu para que ela conseguisse estruturar o Manda Notícias de maneira que pudesse crescer e continuar forte para o futuro como um veículo de comunicação local para além de um podcast.

A jornalista disse ainda que a parceria com a Fundação ABH possibilitou que ela estruturasse uma equipe e desse oportunidade para jovens que estão iniciando sua carreira na área de comunicação e hoje atuam em outros veículos de comunicação.

Atualmente, o Manda Notícias impacta diretamente pelo menos 2.800 pessoas, sendo mais de 1.000 contatos cadastrados na lista de transmissão do WhatsApp e cerca de 1.800 seguidores nas redes sociais. Indiretamente, o podcast atinge mais de 23 mil pessoas.

“O impacto que o manda notícias tem, o que a gente consegue fazer com o podcast via WhatsApp é permitir que a garantia do acesso a comunicação chegue para todos e todas e quando a gente usa a oralidade para levar notícias, a gente tá alcançando também morador ou que um analfabeto funcional, que tem dificuldade com leitura, até aqueles que tão na vida corrida”.

Às vezes tudo o que se precisa é acreditar e dar uma oportunidade para que grandes iniciativas prosperem. O dia de doar está chegando! Nos ajude a continuar fazendo esse trabalho tão importante para a periferia sul de São Paulo. Doe para a Fundação ABH.