Mapa PerifaSul 2050

O que é?

O Mapa PerifaSul 2050 é uma plataforma online desenvolvida pela Fundação ABH, que visa proporcionar um ambiente de conexão e visibilidade para as diversas iniciativas presentes na periferia sul de São Paulo.

Através deste mapa, qualquer pessoa, iniciativa ou empresa interessada em investir ou colaborar com iniciativas socioculturais terá acesso a uma ampla gama de informações relevantes. Com uma abordagem inclusiva e abrangente, o mapa abraça desde organizações da sociedade civil até pequenos empreendedores informais, funcionando como uma lupa para que se possa entender toda a potência da Periferia Sul de São Paulo, contribuindo assim para o desenvolvimento e fortalecimento da região.

Clique aqui para acessar o Mapa PerifaSul 2050

Origem e Objetivos:

Desde que começou a atuar na periferia sul de São Paulo, a Fundação ABH sempre teve dificuldade em encontrar informações referentes ao seu território de atuação, fosse com relação à diversidade de iniciativas, fosse com relação à dados, estudos, estatísticas, etc.

Para contribuir com conhecimento sobre a periferia sul de São Paulo, a Fundação ABH criou um blog que, desde 2020, vem produzindo conteúdo sobre iniciativas, temas, ODS e empreendedores da periferia sul.

Já o Mapa PerifaSul 2050, é um sonho antigo, mas foi impulsionado para sair do papel pelo GT de Arte, Esporte e Cultura do PerifaSul 2050 que, no início de 2022 realizou um mapeamento sobre as iniciativas do território que atuam nessas temáticas; levantamento este que abastecerá o Mapa PerifaSul 2050 quando for lançado.

O Mapa PerifaSul 2050 será um portal de informações relacionadas ao território da periferia sul de São Paulo, onde, em um único lugar, será possível encontrar informações sobre ONGs, prestadores de serviços e equipamentos públicos com uma ampla variedade de filtros que facilitarão as buscas e contribuirão para que possamos pesquisar a informação desejada de maneira rápida e amigável.

Características e Benefícios:

O Mapa PerifaSul 2050 se destaca por seus diferenciais significativos para a comunidade local e para potenciais investidores. Alguns desses pontos relevantes são:

1. Inclusão de Todos os Tipos de Iniciativas: A plataforma abraçará iniciativas formais e informais, empreendedores, redes, coletivos, associações, movimentos, fundações, institutos, cooperativas, negócios de impacto, negócios sociais, pequenos empreendedores (como artistas, produtores de conteúdo, artesãos, etc.), entre outros.
  2. Referência da Pluralidade de Iniciativas: O Mapa PerifaSul 2050 se tornará um portal de referência, permitindo que todas as iniciativas presentes na periferia sul de São Paulo ganhem maior visibilidade. Dessa forma, doadores e investidores poderão diversificar seus investimentos e encontrar oportunidades alinhadas aos seus interesses e valores.
  3. Filtros Amigáveis e Eficientes: A plataforma contará com recursos de pesquisa e filtros avançados, tornando a busca por informações mais rápida e intuitiva. Esses filtros permitirão a segmentação das iniciativas de acordo com setores, áreas de atuação, objetivos, localização geográfica e outras características relevantes.
  4. Contribuição para a Economia Local: Além de destacar organizações e projetos sociais, o mapa também incluirá prestadores de serviços e produtos periféricos, fomentando a economia local e incentivando o comércio justo e sustentável.
  5. Organização dos Ativos das Iniciativas Sociais: O Mapa PerifaSul 2050 apresentará os ativos das iniciativas sociais de maneira organizada, facilitando a colaboração e o compartilhamento de recursos entre as iniciativas locais. Isso contribuirá para fortalecer a rede de apoio e promover a cooperação mútua.

Para quem é?

O Mapa PerifaSul 2050 está aberto a todos, desde indivíduos até empresas, que desejem se envolver e colaborar com as iniciativas da periferia sul de São Paulo. Os principais públicos-alvo incluem:

• Associações e Fundações
  • Bancos Comunitários
  • Coletivos e Redes
  • Cooperativas
  • Empresas
  • Equipamentos Públicos
  • Fundos de Investimento Social
  • Iniciativas Formais e Informais
  • Institutos
  • Movimentos Sociais