Os desafios das comunidades indígenas da periferia sul de São Paulo

Conheça a realidade de famílias indígenas que deixaram suas terras de origem e vieram tentar a sorte em São Paulo e enfrentam os problemas encontrados nas periferias, além de compreender de que maneira os povos originários mantém vivas sua cultura e tradição mesmo longe de suas aldeias de origem.

O poder do trabalho em rede na periferia

Entenda a importância do trabalho em rede, seu poder transformador e como essa conexão entre talentos, ativos e investidores pode potencializar as ações da comunidade.

Como gerar impacto social através da economia criativa?

Neste artigo abordaremos os conceitos, características, desafios e potencialidades da economia criativa, bem como buscaremos compreender de que modo é possível gerar impacto social através da economia criativa nas periferias.

Impacto do Investimento da Fundação ABH no Manda Notícias

Nosso jeito de investir também é diferente; dado à relação de confiança estabelecida, damos flexibilidade para a utilização do recurso, podendo este ser usado para custos estruturais da iniciativa, pois sabemos que são as pessoas que fazem o impacto acontecer! Veja o caso do Manda Notícias.

Dia de Doar. Conheça nossa história com o TrançAmor.

A Fundação ABH trabalha para passar conhecimento e potencializar a força da rede para que as iniciativas da periferia sul de São Paulo possam ter cada vez mais autonomia e protagonismo nas ações de desenvolvimento local, construindo pontes e dialogando com investidores de maneira horizontal. Veja o caso do TrançAmor!

A importância da Teoria da Mudança para iniciativas sociais

Para compreender a importância da Teoria da Mudança, conversamos com Marianne Baumgart, da Bemtevi Investimentos Sociais, e Eduardo Sugawara, do Sense-Lab, sobre o conceito, desenvolvimento, características e dicas para quem está no processo de construção dessa ferramenta.

A cultura dos fundos patrimoniais no Brasil

Neste artigo trazemos um panorama da importância e dos desafios de se constituir e manter um fundo patrimonial no Brasil e a realidade dos endowments na periferia sul de São Paulo.

Fundações Comunitárias: Definição, princípios e valores

Na primeira parte da série Institutos e Fundações Comunitárias (IFC) vamos compreender o que é uma IFC, a diferença entre ONGs e IFCs, além de conhecer como operam, os valores e os princípios que caracterizam organizações que possuem esta forma de atuar.

A mulher negra e o feminismo dentro da comunidade

Neste artigo conversamos com Bárbara Lima, Adriana Correia e Ana Paula Oliveira, idealizadoras do Feminismo Comunitário RP, sobre o papel e os desafios da mulher negra na sociedade, sobretudo nas periferias da cidade de São Paulo.

Antena Educativa e moradores transformam o Jardim Olinda

Neste post, trazemos a história da Antena Educativa, iniciativa apoiada pelo edital aTUAção PerifaSul, e como ela tem ajudado a transformar a comunidade do Jardim Olinda, no distrito de Campo Limpo, periferia sul da cidade de São Paulo.

O Juvenicídio e as redes de combate à violência nas periferias

Neste post, propomos um debate em torno das violências sofridas especificamente por este público, apresentando o conceito e as aplicações do termo Juvenicídio. Aqui, abordaremos de que forma este triste fenômeno se apresenta dentro dos grandes centros urbanos e explorar algumas soluções possíveis.

PerifaSul 2050

Oficinas colaborativas para discutir temáticas prioritárias para a periferia sul de São Paulo até 2050.

Manda Notícias

O Manda Notícias é um dos primeiros podcasts de notícias do Brasil com foco no público que mora nas periferias e favelas de São Paulo....
Read More

Destaque aos profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à Covid-19

Neste Dia Mundial da Saúde, destacamos o trabalho essencial e exaustivo dos profissionais que atuam na linha de frente no combate à pandemia da Covid na periferia sul de São Paulo. Também falamos sobre a origem da data, seus objetivos, sua importância e a necessidade de observar esse dia sob a perspectiva de quem se arrisca todos os dias para nos ajudar.

Dia Mundial da Poesia

Neste artigo você vai conhecer as origens do Dia Mundial da Poesia, sua importância e vai saber um pouco mais da relação de Billy de Assis com essa arte.

As origens do Dia Internacional da Mulher

Você conhece o Dia Mundial da Justiça Social? Preparamos um conteúdo completo para celebrar e compreendermos essa data e mostrar a importância de valorizar essa data, especialmente nas periferias.

No dia 13 de fevereiro comemora-se o Dia Mundial do Rádio!

Você sabia que as ondas do rádio alcançam 83% da população brasileira? Sabia que para alguns o rádio é o único meio de comunicação e entretenimento? Você conhece a @radiocomunidadeoficial? Preparamos um conteúdo incrível para celebrar o Dia Mundial do Rádio e mostrar um pouco da potência dessa ferramenta transformadora, especialmente nas periferias.

Janeiro Branco: Impactos da Pandemia na saúde mental do jovem periférico

A pandemia da Covid-19 fez com que todas as atenções se voltassem para a saúde da população mundial. Mas, além dos cuidados para evitar a contaminação pelo vírus, outros aspectos chamaram a atenção e foram alvo de estudos, como os impactos da pandemia na saúde mental da juventude periférica brasileira.

Desigualdade na Pandemia

A pandemia de Covid-19 que atinge o mundo todo há quase 10 meses evidenciou e até aumentou a desigualdade social. Em meio a economia instável, empresas na corda bamba e o sofrimento da população periférica para manter as necessidades básicas, os bilionários viram seu patrimônio crescer. 

Entrevista com a jornalista Gisele Alexandre do podcast Manda Notícias

Nascida na região norte de São Paulo, Gisele Alexandre veio ainda criança para a periferia sul, no Capão Redondo. Jornalista de formação, cresceu junto com o distrito, passando por suas diversas fases, dos altos índices de violência e infraestrutura precária à luta popular por seus direitos através das ONGs e coletivos. Confira a entrevista na íntegra.

Entrevista com Evelyn Daisy do projeto TrançAmor

A trancista e empreendedora social Evelyn Daisy nasceu na periferia sul de São Paulo, especificamente na região do Capão Redondo. Entretanto, durante sua adolescência, para fugir dos altos índices de violência que atingiam o distrito na década de 1990, foi morar no litoral paulista.

Mapa das Desigualdades: a região Sul de São Paulo em destaque

A violência e a degradação urbana são as manifestações mais visíveis da segregação socioambiental. Mas ela ainda vai além: promove uma espécie de confinamento dos pobres acentuando a percepção da vulnerabilidade. Confira a matéria que apresenta estudos sobre essas e outas formas de desigualdade, com foco na periferia sul de São Paulo

Plataforma Potências Periféricas aprovada no Fundo BIS

Nossa rede de parceiros está entre as quatro iniciativas vencedoras da Edição 2020 do Fundo BIS com o projeto Plataforma Pontes Periféricas: um mecanismo inovador para promover a cultura de doação no Brasil. Participe do desenho da plataforma respondendo ao questionário.

Como Gerar Transformação Social com Desenvolvimento Comunitário Local

A Fundação ABH, desde 2018, vem incentivando organizações locais, centros comunitários, coletivos e negócios sociais a desenvolver atividades que, de diferentes maneiras, colaboram com o desenvolvimento das suas regiões e comunidades. Isso é entendido como desenvolvimento comunitário local. Entenda o que é e como funciona.

Edital 2020

O edital aTUAção PerifaSul é um edital inovador por ter sido construído por 4 organizações: Fundação ABH, Fundação Alphaville, Instituto Jatobás e Macambira Sociocultural. As...
Read More

CENEP

Localizada em Nova Palmeira/PB, é uma organização que tem como objetivo fomentar ações que contribuem para a melhoria das condições de vida, promoção de cidadania...
Read More

Acreditar

Localizada em Glória do Goitá/PE, é uma organização que tem como objetivo estimular uma cultura empreendedora de jovens, mulheres e empreendedores no Nordeste do Brasil. Seu trabalho...
Read More