Fundações Comunitárias: Definição, princípios e valores

Na primeira parte da série Institutos e Fundações Comunitárias (IFC) vamos compreender o que é uma IFC, a diferença entre ONGs e IFCs, além de conhecer como operam, os valores e os princípios que caracterizam organizações que possuem esta forma de atuar.

A mulher negra e o feminismo dentro da comunidade

Neste artigo conversamos com Bárbara Lima, Adriana Correia e Ana Paula Oliveira, idealizadoras do Feminismo Comunitário RP, sobre o papel e os desafios da mulher negra na sociedade, sobretudo nas periferias da cidade de São Paulo.

Antena Educativa e moradores transformam o Jardim Olinda

Neste post, trazemos a história da Antena Educativa, iniciativa apoiada pelo edital aTUAção PerifaSul, e como ela tem ajudado a transformar a comunidade do Jardim Olinda, no distrito de Campo Limpo, periferia sul da cidade de São Paulo.

O Juvenicídio e as redes de combate à violência nas periferias

Neste post, propomos um debate em torno das violências sofridas especificamente por este público, apresentando o conceito e as aplicações do termo Juvenicídio. Aqui, abordaremos de que forma este triste fenômeno se apresenta dentro dos grandes centros urbanos e explorar algumas soluções possíveis.

Destaque aos profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à Covid-19

Neste Dia Mundial da Saúde, destacamos o trabalho essencial e exaustivo dos profissionais que atuam na linha de frente no combate à pandemia da Covid na periferia sul de São Paulo. Também falamos sobre a origem da data, seus objetivos, sua importância e a necessidade de observar esse dia sob a perspectiva de quem se arrisca todos os dias para nos ajudar.

Dia Mundial da Poesia

Neste artigo você vai conhecer as origens do Dia Mundial da Poesia, sua importância e vai saber um pouco mais da relação de Billy de Assis com essa arte.

As origens do Dia Internacional da Mulher

Você conhece o Dia Mundial da Justiça Social? Preparamos um conteúdo completo para celebrar e compreendermos essa data e mostrar a importância de valorizar essa data, especialmente nas periferias.

No dia 13 de fevereiro comemora-se o Dia Mundial do Rádio!

Você sabia que as ondas do rádio alcançam 83% da população brasileira? Sabia que para alguns o rádio é o único meio de comunicação e entretenimento? Você conhece a @radiocomunidadeoficial? Preparamos um conteúdo incrível para celebrar o Dia Mundial do Rádio e mostrar um pouco da potência dessa ferramenta transformadora, especialmente nas periferias.

Janeiro Branco: Impactos da Pandemia na saúde mental do jovem periférico

A pandemia da Covid-19 fez com que todas as atenções se voltassem para a saúde da população mundial. Mas, além dos cuidados para evitar a contaminação pelo vírus, outros aspectos chamaram a atenção e foram alvo de estudos, como os impactos da pandemia na saúde mental da juventude periférica brasileira.

Desigualdade na Pandemia

A pandemia de Covid-19 que atinge o mundo todo há quase 10 meses evidenciou e até aumentou a desigualdade social. Em meio a economia instável, empresas na corda bamba e o sofrimento da população periférica para manter as necessidades básicas, os bilionários viram seu patrimônio crescer.

Entrevista com a jornalista Gisele Alexandre do podcast Manda Notícias

Nascida na região norte de São Paulo, Gisele Alexandre veio ainda criança para a periferia sul, no Capão Redondo. Jornalista de formação, cresceu junto com o distrito, passando por suas diversas fases, dos altos índices de violência e infraestrutura precária à luta popular por seus direitos através das ONGs e coletivos. Confira a entrevista na íntegra.

Entrevista com Evelyn Daisy do projeto TrançAmor

A trancista e empreendedora social Evelyn Daisy nasceu na periferia sul de São Paulo, especificamente na região do Capão Redondo. Entretanto, durante sua adolescência, para fugir dos altos índices de violência que atingiam o distrito na década de 1990, foi morar no litoral paulista.