Associação Ateliê de Ideias

Projeto Bem Morar/ES

Galeria de Fotos

Finanças solidárias e capacitação de mulheres para construção de suas próprias casas

O município de Cariacica possui cerca de 350 mil habitantes e é composto por 13 regiões. Vila Dourada é um bairro que surgiu de loteamentos criados de forma irregular, o que resultou em condições de ocupação precárias, ruas sem pavimentação e falta de condições básicas de saneamento. O bairro possui 23 mil moradores e 40% são beneficiários do Programa Bolsa Família.

A Associação Ateliê de Ideias, criada para promover o desenvolvimento socioeconômico local, atua por três eixos: inclusão habitacional, fortalecimento comunitário e fortalecimento das economias locais por meio de finanças solidárias.

O projeto tem o objetivo de mobilizar mulheres da comunidade na participação do Fundo Colaborativo Bem Morar, que prevê microcrédito para construção, e impulsionar as atividades da fábrica de tijolos ecológicos que são utilizados nas casas.

Impacto Esperado

Com o apoio da Fundação ABH e BrazilFoundation, o Ateliê propôs:

• Atendimento a 8 famílias que não possuem moradia própria, com renda entre 0 e 4 salários mínimos;
  • Acesso à habitação digna para 32 pessoas;
  • Capacitação de 5 pessoas para construção de tijolos ecológicos e remuneração pelo trabalho;
  • Ampliar o envolvimento das mulheres na construção de suas próprias casas.

Resultados Finais

• 10 mulheres capacitadas para a fabricação de tijolos e/ou construção de casas
  • 3 das 10 mulheres formadas estão inseridas no mercado de trabalho na área de construção;
  • O projeto Bem morar está comercializando tijolos e oferecendo mão de obra para as construções;
  • Mutirão de construção da primeira casa com mão de obra das mulheres formadas pelo projeto para uma das participantes do projeto;
  • Aumento de 100% da qualidade dos tijolos ecológicos (acabamento e resistência) com a aquisição da prensa a partir do projeto, possibilitando a ampliação da competitividade no mercado;
  • Aumento do número de clientes interessados e negociação da comercialização dos tijolos em outros locais;
  • Aumento do número de contribuidores para o Fundo Colaborativo Bem Morar, possibilitando a conclusão da casa de uma família e o início do projeto para a construção de uma segunda casa;
  • A proposta é que cada tijolo comercializado possa ajudar na produção de, pelo menos, um outro tijolo, que será destinado para construir casas para quem não tem moradia.
  • Oficinas de capacitação em construção civil.

Quer conhecer mais sobre a Associação Ateliê de Ideias? Acesse os links abaixo: