Onde Atuamos

Porque Escolhemos
a Periferia Sul de São Paulo

Além de estarmos geograficamente próximos, a periferia sul é uma região de grandes contrastes, com altos índices de vulnerabilidade social mas, por outro lado, com grande abundância de recursos humanos e naturais que propiciam um enorme potencial de transformação e desenvolvimento. O alto índice populacional traz desafios ao desenvolvimento e acesso à oportunidades, mas também nos presenteia com um terreno fértil para se trabalhar com pessoas criativas e engajadas em transformar a realidade local em parcerias em prol da comunidade. Em nenhum outro território que visitamos, em São Paulo e outras cidades do país, vimos tamanha cooperação e sinergia entre os atores locais, refletindo na quantidade de coletivos, eventos culturais e economia solidária que são únicos na região.

Densidade Demográfica

O Brasil possui uma densidade demográfica de 23,6 habitantes por km2, enquanto no município de São Paulo o índice é 7.398 habitantes por km2. Um dos resultados de um alta densidade são as favelas, a falta de serviços públicos que atendam com qualidade toda a população assim como falta de infraestrutura básica.

Favelas e Assentamentos

A região metropolitana tem 2 milhões de pessoas, o equivalente a 11% da população, vivendo em favelas e outros assentamentos irregulares. Cerca de 95% dos domicílios em favelas têm responsáveis ganhando entre zero e três salários mínimos, contra 68% na população em geral da cidade.

IDH e Serviços Públicos

A cidade de São Paulo tem um IDH (índice de desenvolvimento humano) de 0.805, considerado elevado em relação à outros municípios brasileiros. Entretanto, quando avalia-se individualmente os 96 distritos do município, 6 dos 20 bairros piores avaliados estão na zona sul.

Quantidade de OSCs

Das 820* mil OSCs (Organizações da Sociedade Civil) mapeadas no Brasil, 46.359* estão no município de SP, sendo aproximadamente 15% delas na periferia sul.

Zona Rural

Pode parecer improvável, mas São Paulo, a maior metrópole do país, ainda tem muitas áreas rurais. Dos seus 10 milhões de habitantes, pelo menos 621 mil vivem no “campo” dentro dos limites da cidade. É um número considerável, que equivale a toda a população de São José dos Campos/SP.

Pulmão Verde

A qualidade do ar que a gente respira na capital depende de duas florestas que estão nos extremos sul e norte da cidade. A Serra da Cantareira ao norte e a mata de Parelheiros e Engenheiro Marsilac ao sul são os dois conjuntos de árvores que representam quase metade da cobertura vegetal da cidade. São os pulmões verdes de São Paulo.