Acreditar

Sobre

A Acreditar é uma organização social com sede em Glória do Goitá, PE, que estimula uma cultura empreendedora de jovens, mulheres e empreendedores no Nordeste do Brasil. Seu trabalho amplia mecanismos para que empreendedores locais gerem riqueza e permaneçam na região nordestina através de seus próprios negócios.

História

Fundada em 2006, a ACREDITAR tem como finalidade promover o desenvolvimento local, atuando nas seguintes áreas:

• Educação financeira
  • Desenvolvimento Local e Comunitário
  • Geração de Emprego e Renda
  • Microfinanças e Formalização de Negócios
  • Empreendedorismo

OBJETIVOS

Incentivar atividades produtivas de jovens, mulheres e empreendedores, contribuindo para realização de projetos e desenvolvimento socioeconômico da região nordestina.

Transparência, desenvolvimento local e integrado, sustentabilidade, ética, compromisso, eficiência nos processos, eficácia dos resultados e apoio à diversidade local.

Fortalecer a participação, impacto social e econômico dos empreendimentos populares e microempresas, no mercado local, como estratégia para o desenvolvimento da região.

Investimento Flexível

A Fundação ABH trabalha com investimento flexível para as organizações que apoia. A Acreditar solicitou que este apoio fosse para o fundo de microcrédito, com destaque para apoio às mulheres e jovens, que veem no empreendedorismo uma opção de gerar renda localmente lhe ofertando mais dignidade e liberdade com os seguintes objetivos e resultados abaixo.

Objetivos

• Estimular o empreendimento do segmento populacional que estão na faixa de pobreza
  • Incentivar e fortalecer negócios
  • Orientar e acompanhar os projetos financiados com microcrédito produtivo orientado pela Acreditar

• Conceder crédito para mulheres
  • Aumentar a renda media do empreendedor
  • Desenvolver a autoconfiança do empreendedor
  • Valorizar o papel da mulher dentro do lar e da comunidade
  • Fomentar a interação entre os empreendedores locais

Resultados 2018

Indicadores Qualitativos

• Organização fortalecida com planejamento operacional para os próximos 3 anos;
  • Equipe comprometida e em constante aprendizado;
  • Território mobilizado e interagindo com as ações desenvolvidas pela Acreditar;
  • Empreendedoras mais auto-confiantes;
  • Grupos de iniciativas sociais locais fortalecidos com o apoio da Acreditar;
  • Sistematização e acompanhamento mensal dos indicadores de impacto da instituição;
  • Interação com organizações locais e nacionais que atuam no âmbito das microfinanças, empreendedorismo, juventude, gênero e desenvolvimento territorial;
  • Sistematização dos indicadores;
  • Mobilização e articulação na comunidade para apoio de projeto sociais.

Indicadores Quantitativos

• Pessoas Atendidas e orientadas: 992
  • Negócios produtivos de geração de renda apoiados: 442
  • Valor aplicado nos negócios produtivos: R$ 167.500,00
  • Taxa de adimplência: 98,74%
  • Média do aumento da renda pessoal: 31,4%
  • Empreendedoras com poupança: 55,9%
  • Investimento por área de negócio
    • Produção 7,34%
    • Comércio 65,64%
    • Serviço 10,03%
    • Rural 16,99%
  • Investimento por Gênero
    • Feminino 68,73%
    • Masculino 31,27%

Depoimentos

“A Acreditar entrou na minha vida, quando fiquei desempregada em 2011. Comecei a vender cosméticos, mas não tinha a pronta-entrega para os clientes, era todo um processo. Aí foi quando, a minha comadre chegou em minha casa e eu comecei a falar para ela sobre as minhas dificuldades, que eu tinha vontade de investir no meu negócio, mas não tinha como. Foi quando minha comadre Gracielle falou sobre a Acreditar pra mim, pois ela já era uma das clientes de Acreditar e que era muito bom, porque além da Acreditar emprestar o dinheiro, ela ainda dá suporte para você não se perder, como você fazer o investimento certo. Minha comadre me deu o número do telefone da agente de crédito Lucimar, liguei para ela agendando uma visita, me interessei fiz o primeiro empréstimo, fui embora nos meus negócios, além de transformar o meu negócio, a Acreditar também transformou a minha vida. Hoje não vendo só cosméticos, mais também vendo: víceras, tenho duas pessoas revendendo sandálias e cosméticos pra mim. Então a Acreditar transformou a minha vida e pode transformar a sua também. Sem falar que são profissionais altamente qualificados para lhe atender. Obrigada a todos que fazem a família Acreditar.”

Marta de Melo – Empreendedora Acreditar