Instituto Elos – 2018 – Comunidades – Caminho de Pilões

Comunidade: Caminho de Pilões

“Ficamos bem felizes com o apoio da Prefeitura e dos seus técnicos, e principalmente com o acolhimento das comunidades cubatenses. Os moradores abraçaram o projeto, fazendo os sonhos acontecerem”, destacou o diretor executivo do Instituto Elos, Rodrigo Rubido. Por sua vez, o vice-prefeito destacou: “O GSA teve um bom legado ao impulsionar o engajamento das comunidades e a participação popular, além dos mutirões, como também na ocupação dos espaços criados coletivamente”.

Dentro dos 6 meses de acompanhamento dos projetos de futuro das comunidades parceiras do Guerreiros Sem Armas, no dia 16 de agosto, no Caminho de Pilões tivemos uma reunião com 10 moradoras e moradores, 1 representante da Prefeitura de Cubatão e 2 participantes do GSA.

Foi bom saber que o povo de Pilões fez a manutenção da praça pós GSA. Assim como no Monte Serrat, estão arrecadando doações para a festa do Dia das Crianças. Também estão criando camisetas para o grupo Avança Pilões, e estão procurando apoio para confecção.

“É inspirador o que aconteceu aqui. Sou Diretor do Orçamento Participativo. Contei para as pessoas o que aconteceu aqui e eles querem que a gente leve pra outros lugares”, Marcelo Shimabuku

Dia 18 de setembro aconteceu um encontro para falar sobre a sede da Associação de Moradores, projetos sociais e a horta e os seguintes encaminhamentos foram pontuados:

1. Grupo de mulheres no projeto da Horta Comunitária;
  2. Grupo de pessoas com projeto de construir um campo de futebol ao lado da praça construída no GSA. Este mesmo grupo faz a gestão da praça: já organizaram e realizaram 3 mutirões de limpeza e reparo de equipamentos danificados, elegeram 1 morador para fazer uma zeladoria periódica no local;
  3. Grupo de pessoas experimentando estratégias de captação de recursos para iniciativas sociais, sendo que o foco até outubro é uma festa para o dia das crianças, na sequência projetam investir na compra de materiais esportivos (bola, uniforme, etc) para escolinha de futebol das crianças. As estratégias de captação em curso são: a) bazar de roupas doadas por uma participante do GSA; b) espalharam 22 caixinhas de coleta de troco nos estabelecimentos comerciais; c) visitas a empresas locais com pedido de doação de brinquedos para a festa das crianças;
  4. Grupo de moradores projetando a constituição de uma Ong, chamada Avança Pilões para viabilizar editais e patrocínios para iniciativas locais. Segundo os moradores, esta Ong irá fomentar as iniciativas sociais após a finalização da mentoria do Instituto Elos;
  5. Existe uma comissão para estudar a viabilização de uma creche comunitária e um espaço cultural.

Comunidade: Vila dos Pescadores

No dia 14 de agosto estivemos na Vila dos Pescadores, onde ficamos felizes com a programação cultural do contêiner, com oficinas de Artesanato, Teatro, Meio Ambiente, e estão confirmando outras, que serão divulgadas numa página do Facebook. Para organizar melhor, marcaram reuniões quinzenais às terças.

O pessoal da Vila dos Pescadores quer apoio para cuidar do parquinho, e organizar uma coleta doação de dinheiro com moradores para comprar a fiação para o contêiner.

A seguir, os encaminhamentos que foram mapeados até o momento:

1. Programação cultural no contêiner:
    • Artesanato: Leide (segunda 14h às 16h30) e Sueli
    • Teatro: Messias (sábado -15 em 15 dias)
    • Meio Ambiente: Messias (sábado – 15 em 15 dias)
    • Escrita criativa: Danilo (ainda a confirmar)
    • Dança: Mirella (a confirmar)
    • Divulgação na Página do Facebook: Natália
  2. Manutenção e Melhorias do parquinho
    • Pedido de apoio para cuidar do parquinho em um vídeo que irá pra página do Facebook  Sonhar e também no Whatsapp
    • Mutirão de manutenção
    • Organizar doação de dinheiro com moradores para comprar a fiação pro container.
  3. Governança:
    • Criar um grupo de whatsapp com as pessoas que vão organizar oficinas: Yasmin
    • Reunião quinzenal às terças das 18h30 – 20h00

Comunidade: Monte Serrat

Depois do período de imersão do Guerreiros Sem Armas temos 6 meses de acompanhamento com as comunidades parceiras. No dia 14 de agosto foi realizada a segunda reunião de futuro com a comunidade Monte Serrat.

Estiveram presentes 15 moradores entre adultos e crianças, além de guerreiras e guerreiros que vieram de São Paulo especialmente para o encontro.

O pessoal de lá comentou sobre as ações que foram realizadas após a passagem de participantes do nosso principal programa de formação : mutirões, exibições de filmes e desenhos para crianças e jovens, abertura do espaço da biblioteca, evento de inauguração da academia pós-reforma.

Foi definido que no próximo encontro, dia 11 de setembro, serão apresentados alguns projetos inspiradores relacionados com os sonhos coletivos, como eventos culturais com debates sobre o bairro, parecer sobre a formalização da Associação de Capoeira, conversa com os interessados na Cooperativa de Carregadores e Montadores de móveis e a discussão sobre a programação da festa do Dia da Criança.