“Ficamos bem felizes com o apoio da Prefeitura e dos seus técnicos, e principalmente com o acolhimento das comunidades cubatenses. Os moradores abraçaram o projeto, fazendo os sonhos acontecerem”, destacou o diretor executivo do Instituto Elos, Rodrigo Rubido. Por sua vez, o vice-prefeito destacou: “O GSA teve um bom legado ao impulsionar o engajamento das comunidades e a participação popular, além dos mutirões, como também na ocupação dos espaços criados coletivamente”.
Dentro dos 6 meses de acompanhamento dos projetos de futuro das comunidades parceiras do Guerreiros Sem Armas, no dia 16 de agosto, no Caminho de Pilões tivemos uma reunião com 10 moradoras e moradores, 1 representante da Prefeitura de Cubatão e 2 participantes do GSA.
Foi bom saber que o povo de Pilões fez a manutenção da praça pós GSA. Assim como no Monte Serrat, estão arrecadando doações para a festa do Dia das Crianças. Também estão criando camisetas para o grupo Avança Pilões, e estão procurando apoio para confecção.
“É inspirador o que aconteceu aqui. Sou Diretor do Orçamento Participativo. Contei para as pessoas o que aconteceu aqui e eles querem que a gente leve pra outros lugares”, Marcelo Shimabuku
Dia 18 de setembro aconteceu um encontro para falar sobre a sede da Associação de Moradores, projetos sociais e a horta e os seguintes encaminhamentos foram pontuados:
No dia 14 de agosto estivemos na Vila dos Pescadores, onde ficamos felizes com a programação cultural do contêiner, com oficinas de Artesanato, Teatro, Meio Ambiente, e estão confirmando outras, que serão divulgadas numa página do Facebook. Para organizar melhor, marcaram reuniões quinzenais às terças.
O pessoal da Vila dos Pescadores quer apoio para cuidar do parquinho, e organizar uma coleta doação de dinheiro com moradores para comprar a fiação para o contêiner.
A seguir, os encaminhamentos que foram mapeados até o momento:
Depois do período de imersão do Guerreiros Sem Armas temos 6 meses de acompanhamento com as comunidades parceiras. No dia 14 de agosto foi realizada a segunda reunião de futuro com a comunidade Monte Serrat.
Estiveram presentes 15 moradores entre adultos e crianças, além de guerreiras e guerreiros que vieram de São Paulo especialmente para o encontro.
O pessoal de lá comentou sobre as ações que foram realizadas após a passagem de participantes do nosso principal programa de formação : mutirões, exibições de filmes e desenhos para crianças e jovens, abertura do espaço da biblioteca, evento de inauguração da academia pós-reforma.
Foi definido que no próximo encontro, dia 11 de setembro, serão apresentados alguns projetos inspiradores relacionados com os sonhos coletivos, como eventos culturais com debates sobre o bairro, parecer sobre a formalização da Associação de Capoeira, conversa com os interessados na Cooperativa de Carregadores e Montadores de móveis e a discussão sobre a programação da festa do Dia da Criança.