CENEP 2019

A Iniciativa

Quem Somos

O projeto consiste na formação de um Curso de Naturologia de longa duração, dividido mensalmente em 10 módulos, cada um sendo realizado por uma oficina de terapia diferente. Ao final, o participante receberá um certificado de conclusão de curso da ONG. O projeto ainda consiste na continuação do Curso de Artesanato com mulheres, estruturado dentro de uma filosofia que se baseia na sustentabilidade e no consumo consciente de matérias-primas naturais e abundantes em nossa região e de materiais biodegradáveis.

Distrito

Seridó Oriental Paraibano

A Proposta

Ao longo desses quase 30 anos a ONG buscou ações que possam contribuir para a melhoria das condições de vida das pessoas, promoção de cidadania e geração de renda. Ambos os cursos propostos têm por objetivo principal a geração de renda e a auto-sustentabilidade não só dá nossa entidade, mas das pessoas participantes, especialmente dos sujeitos a margem da sociedade, uma vez que escassez de emprego e oportunidades para jovens e mulheres continuam sendo um grande alarmante, por isso, a parceria com os grupos sociais atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Acreditamos que a consolidação do trabalho que desenvolvemos no Cenep contribui de forma significativa para o crescimento de mercado não só dos artesanatos, como também da mão de obra terapêutica na região, já que as terapias tem ganhando cada vez mais espaço. Além disso, ambas as propostas visam, para além da geração de renda de forma criativa e consciente, dar visibilidade aos saberes locais, expansão das PICs para outros municípios, despertar para uma visão de saúde alternativa e natural de baixo custo e acessível a maioria da população, bem como a valorização das matérias primas abundantes da região. A promoção das duas propostas tem por objetivo gerar consequentemente mais qualidade de vida, valorização de preservação do meio ambiente, da cultura local e despertar as potencialidades de mercado e geração de renda.

O Contexto

O Cenep surgiu no ano de 1990 a partir da necessidade de defesa e garantia dos direitos sociais para os públicos em estado de vulnerabilidade social. Por isso, ao longo da sua história se preocupou em atender as diferentes demandas e grupos, visando cuidar e valorizar o ser humano de forma integral, desenvolvendo atividades que atendam as suas culturas, tradições e costumes. Tem como missão fomentar ações que contribuem para a melhoria das condições de vida, promoção de cidadania e a construção de uma postura ética entre os assistidos, principalmente aqueles oriundos das classes sociais marginalizadas. Dessa forma, atua em quatro áreas principais: educação, saúde, cultura e meio ambiente, temáticas que norteiam os projetos e atividades desenvolvidas pelo Cenep. Os projetos em funcionamento atualmente são: Na área da educação temos o Projeto Biblioteca Livro em Roda, que atende com leitura cerca de mil crianças e adolescentes das redes públicas de ensino, o Projeto Cinema na Escola e o Projeto Meditação na Escola, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação; No campo da saúde e meio ambiente, desenvolvemos o Projeto Práticas Integrativas e Complementares (PICs), atendendo cerca de 150 pessoas ao mês, e produzindo fitoterápicos, ofertamos também cursos, palestras, rodas de conversa, encontros, com os temas voltados para as áreas de saúde e preservação do meio ambiente, além do desenvolvimento do Projeto Florais Florsol, um sistema de floral próprio da nossa região; No que tange a cultura, desenvolvemos trabalhos junto à Secretaria Municipal de Assistência Social, Oficinas semanais de Balé, Cinema e Teatro.

Como Funciona

O projeto funcionará por semana e mensal, simultaneamente. Por semana acontecerá o Curso de Artesanato, com duração de 3 horas semanais durante o período de 3 meses, com limite de vagas para participantes, e serão ministradas por um artesão profissional. Ao final, será feita uma exposição dos produtos. Por mês realizaremos o Curso de Naturologia, estruturado em 10 módulos mensais com o intuito de formar novos terapeutas, sendo cada mês destinado a um tipo de terapia diferente. No total, serão ensinados 10 tipos diferentes de práticas terapêuticas, ministrados por profissionais de cada área específica. As terapias previstas para compor o curso são Florais Florsol, Massoterapia, Ventosaterapia, Auriculoterapia, Aromaterapia, Reiki, Cura através das Pedras, Meditação, Benefícios da Água e Alimentação Saudável. Para a realização e oferta com qualidade deste curso, será necessário a aquisição de um aparelho projetor.

O Público do Projeto

• O público prioritário são os de baixa renda, especialmente mulheres, profissionais das diversas áreas, com ênfase nos da saúde e educação, estudantes, pessoas interessadas e engajadas nas propostas.

Os Objetivos do Investimento

• Desenvolver curso de longa duração para a formação de novos terapeutas.
  • Promover ações práticas no intuito de aumentar a estima das pessoas.
  • Realizar oficinas de artesanato a partir de matéria prima extraída na região.
  • Organizar o espaço existente na entidade para comercialização dos produtos.

Metas Qualitativas e Quantitativas

• Ampliação do atendimento com as terapias.
  • Promoção de atividades terapêuticas.
  • Geração de autonomia pessoal, autoestima e renda.
  • Geração de renda.
  • Contrapartida da comunidade:

A proposta terá apoio através da doação de matéria-prima, tais como, pedras, madeira, plantas, voluntariado na estrutura administrativa, participação assídua nas oficinas e atividades do projeto, divulgação e expansão através dos relatos de experiência com as pessoas e familiares, estágio no Centro Terapêutico do Cenep, promoção de um Dia D de atendimento gratuito a comunidade.

• Contrapartida do CENEP:

O Cenep contribuirá com a estrutura física, materiais e equipamentos técnicos, espaço de estágio, espaço de comercialização, divulgação, os lucros serão compartilhados com os artesãos, para o Curso de Artesanato a Secretária de Assistência Social entrará com o financiamento do profissional responsável pelas aulas através da parceria que a ONG firmou com o município. Para o Curso de Naturologia, ficará responsável por articular, acomodar e alimentar os profissionais que virão ministrar as oficinas.

Quer conhecer mais sobre o Centro de Educação Popular (Cenep)?