2º encontro do Comitê Consultivo recebe especialistas em fundações comunitárias e governança

O segundo encontro do Comitê Consultivo aconteceu na quarta-feira, 27 de julho. Como combinado anteriormente com o grupo, a reunião foi on-line e contou com a presença da maioria dos membros, líderes e representantes de iniciativas que atuam em prol da periferia sul de São Paulo, que se propuseram a embarcar nessa jornada de conhecimento em prol da transformação do território.

Depois de dois dias de integração presencial, que aconteceu no último fim de semana de Maio de 2022, entre os componentes do grupo e o contato dos integrantes com o tema, o segundo encontro teve como objetivo ampliar o conhecimento, trocar ideias e esclarecer dúvidas dos participantes sobre fundações e institutos comunitários e governança.

Para auxiliar nesse propósito, convidamos a coordenadora de projetos do IDIS, Whilla Castelhano, que explicou, de forma didática, como atuam as fundações e institutos comunitários, o que diferencia esse modelo das demais organizações de sociedade civil e de que modo elas impactam o território em que atuam.

A advogada especialista em terceiro setor e negócios sociais, Dra. Ana Carolina Carrenho, também esteve presente para falar a respeito da constituição jurídica, estatuto, governança e diferenças entre fundações comunitárias e associações, além de tirar as dúvidas dos participantes que representam associações sobre suas próprias iniciativas.

Os membros do Comitê Consultivo que estiveram presentes relataram a importância dessa reunião, do apoio das especialistas e o que esperam para os próximos encontros.

Alânia Cerqueira, da Macambira Sociocultural, achou excelente a oportunidade de contar com a experiência de Whilla e da Dra. Ana Carolina para aprofundar o aprendizado sobre o tema abordado.

“Achei excelente! Cada uma delas trouxe vivências em diferentes aspectos da Fundação Comunitária, governança e constituição jurídica da iniciativa e fundamentalmente o diálogo com o Ministério Público”.

Diane e Naiara Padial, do e-Bairro, acreditam que a reunião possibilitou entender melhor o assunto tratado de modo que o grupo tenha bases para avançar nos processos daqui para frente. 

“Esse segundo encontro foi importante para sanar algumas dúvidas que surgiram durante o primeiro encontro, e me senti animada com os aprendizados e motivada a pensar os próximos passos”.

 

Alan Benelli, do Coletivo Fora de Frequência, afirmou que a segunda reunião do Comitê Consultivo foi muito produtiva.

“Foi fundamental para entendermos a estrutura organizacional de uma Fundação Comunitária e consequentemente para ampliar nossa contribuição na construção de tal proposta. Acredito que a partir de agora o processo irá deslanchar”.

Nos próximos encontros, Alânia espera compreender melhor quais competências e disponibilidades os componentes do Comitê Consultivo precisam ter e conhecer outras fundações ou institutos que adotaram esse tipo de estrutura. 

A expectativa de Diane e Naiara é de que nas reuniões que estão por vir seja possível o grupo avançar nas decisões. Já Alan espera somar na continuidade das discussões e construções coletivas em prol da Fundação ABH e das organizações que participam do processo.

Os próximos encontros ainda não foram agendados, mas já foi disponibilizada uma pesquisa on-line para que os membros indiquem o melhor dia da semana e horário para essas reuniões. 

A diretora executiva da Fundação ABH, Marina Fay, ressalta que É um baita desafio encontrar uma agenda comum periódica com um grupo tão grande e diverso, mas esse questionário nos permitirá garantir a participação da maioria”.

Os dois momentos de interação foram significativos para a evolução dos participantes que compõem o Comitê Consultivo da Fundação ABH e as expectativas para os próximos passos desse processo são grandes.

Ficou curioso para acompanhar os próximos passos e atitudes dessa corrente do bem? Fique ligado que postaremos as datas dos próximos encontros, materiais e novidades nos nossos portais!