Dia de Doar. Conheça nossa história com o TrançAmor.

A Fundação ABH trabalha para passar conhecimento e potencializar a força da rede para que as iniciativas da periferia sul de São Paulo possam ter cada vez mais autonomia e protagonismo nas ações de desenvolvimento local, construindo pontes e dialogando com investidores de maneira horizontal. Veja o caso do TrançAmor!

O TrançAmor nasceu em 2017 a partir de um grupo de mulheres profissionais da área da beleza que oferecia aulas de barbearia, tranças e dreads, palestras e terapia com psicólogos profissionais pretos para promover conhecimento e resgatar a autoestima e profissionalizar mulheres negras, mães solos e pessoas trans. Entretanto, durante a pandemia da Covid-19, o grupo percebeu que as mulheres da periferia sul de São Paulo tinham outras necessidades mais urgentes, principalmente com relação à alimentação.

Surgiu assim o TrançAmor Cozinha, uma iniciativa com o objetivo de preparar e doar marmitas de comida orgânica para os moradores da periferia e pessoas em situação de rua e oferecer formação em gastronomia social e culinária afetiva para pessoas do território.

De acordo com a coordenadora do TrançAmor, Evelyn Daisy, as formações da Fundação ABH permitiram que a iniciativa passasse em outros editais e que as doações conseguidas pela Fundação ABH e pela rede da Fundação ABH sustentaram a ideia da cozinha social, que na época era nova.

Ela destaca ainda que a parceria com a Fundação ABH gerou pontes com outros doadores, como o Instituto Credit Suisse Hedging-Griffo, que investiu cerca de R$ 22 mil no TrançAmor e multiplicou exponencialmente a atuação da iniciativa, que hoje conta com 5 voluntários fixos para a produção de 1.500 marmitas feitas a base de vegetais derivados da agricultura orgânica familiar e impacta diretamente pelo menos 9 mil pessoas.

Às vezes tudo o que se precisa é acreditar e dar uma oportunidade para que grandes iniciativas prosperem. O dia de doar está chegando! Nos ajude a continuar fazendo esse trabalho tão importante para a periferia sul de São Paulo. Doe para a Fundação ABH.