Plataforma Potências Periféricas

O que é?

Uma plataforma para facilitar o ‘matching’, ou seja, o encontro e a conexão entre doadores e donatários!

Terá como principais diferenciais:

• Incluir todos os tipos de iniciativas (formais, informais, empreendedores, redes, etc.)
  • Visualizar mapa com diferentes camadas (redes, parcerias, idh, favelas, matas, etc)
  • Ser construída com inteligência artificial para sugerir conexões
  • Realizar múltiplas possibilidades de filtros
  • Ter a possibilidade de conversas e conexões entre os cadastrados
  • Incluir prestadores de serviços e produtos periféricos
  • Haver a possibilidade de endosso, melhorando a confiança dos dados e trocas
  • Ser construído a partir da vivência, necessidades e desejos de potências e investidores

Terá como principais benefícios:

Para as potências

• Maior visibilidade do seu trabalho;
  • Um perfil com informações sobre a iniciativa, suas conexões, recomendações e etc
  • Descobrir doadores do ecossistema
  • Facilitação de conexões entre as próprias potências
  • Indicação via algoritmo da potência para investidores

Para os investidores/doadores

• Um lugar único para encontrar os projetos, coletivos, instituições, etc
  • Facilidade na mobilização do público específico do edital
  • Qualificar o público-alvo, temáticas e territórios para investir seus recursos
  • Legitimar e fortalecer as relações entre os doadores e iniciativas
  • Organização e filtragem de iniciativas

Como nasceu?

A ideia da Plataforma Potências Periféricas nasceu em dezembro de 2019, em uma reunião onde a Fundação ABH, o Coletivo Potências Periféricas e o Instituto Jatobás participaram e, durante as apresentações e conversas perceberam que tinham uma dor e um sonho em comum: Facilitar o encontro e a conexão entre doadores e donatários!

Assim se uniram e trouxeram para o grupo de trabalho a ponteAponte e a Fundação Tide Setúbal que, juntamente com o Instituto Jatobás apoiaram a criação do Coletivo Potências Periféricas.

A Fundação ABH sugeriu a inscrição no edital do Fundo Bis para viabilização da ideia; o grupo trabalhou conjuntamente na concepção do projeto e o resultado foi positivo! Fomos contemplados e recebemos um aporte de R$ 60.000,00 para colocar a primeira versão da ideia para rodar!

Desde então foram inúmeros os encontros e pesquisas realizados para desenhar uma solução que efetivamente preencha as lacunas existentes nesse sentido e que leve em consideração as necessidades tanto dos investidores como das potências*!

Em 2020 foram:

• 54 horas de reuniões internas de planejamento
  • 99 pesquisas com o público alvo realizadas
    • 24 investidores
    • 75 potências
  • 3 grupos focais realizados
  • Muitas horas mais de trabalhos individuais, pesquisas, estudos e análises e bate papo com potenciais parceiros.

* Potências são pessoas, empreendedores, iniciativas, coletivos, redes, cooperativas, artistas, produtores de conteúdo de origem periférica e com potencial de desempenho e impacto positivo e com qualidade.

Em 2021 iniciamos o desenvolvimento da plataforma!

Quem estará à frente dessa tarefa será uma potência, o Fristtram, nascido na Guiné-Bissau (África) e atualmente residente brasileiro atuando como desenvolvedor em São Paulo – SP.

A expectativa é que seja lançada ao público até Setembro 2021!

Para quem é?

POTÊNCIAS DAS REGIÕES PERIFÉRICAS DO BRASIL

• Associações
  • Bancos Comunitários
  • Coletivos
  • Cooperativas
  • Fundações
  • Iniciativas formais e informais
  • Institutos
  • Movimentos
  • Negócios de impacto
  • Negócios sociais
  • Pequenos empreendedores (formais ou informais) tais como, mas não limitado a artistas, produtores de conteúdo, artesãos, etc,
  • Redes

INVESTIDORES E DOADORES DE TODO O BRASIL

• Associações
  • Empresas
  • Fundações
  • Fundos
  • Institutos

Pesquisas Iniciais

Para desenhar a PPP, realizamos pesquisas com os diversos públicos a fim de compreender suas dores, necessidades, desejos e perfis para desenvolver uma solução amigável e útil!

Os resultados das pesquisas podem ser encontrados aqui.

Realização:

Apoio: