O ensino médio é a ponte para a juventude periférica acessar o ensino superior e, nas periferias, cursinhos populares oferecem formação para esses alunos em fase de transição para o meio acadêmico e que encontram inúmeras dificuldades para consolidar esse processo de forma bem sucedida.
Impactar inicialmente até 2.000 alunos, modificando a perspectiva de vida do jovem e ampliando os seus horizontes para ascender socialmente dentro e fora da periferia. Isso será possível através da comunicação, que irá potencializar o trabalho desenvolvido pelos Cursinhos Populares.
O desenvolvimento da comunidade a médio e longo prazo se dá com o crescimento de moradores que terão consciência sobre seus direitos e deveres, para intervir nas melhorias sociais do território. Sem esse perfil de moradores, as periferias não conseguem avançar em suas questões estruturais.
Acesse os links abaixo:
A Historiorama é um projeto de educação e comunicação a partir do Campo Limpo, periferia da zona sul de São Paulo, que trabalha fortalecendo o direito que todas e todos tem de contar a história do mundo.
www.desenrolaenaomenrola.com.br
O Coletivo Desenrola e Não Me Enrola tem como objetivo transformar os imaginários e as narrativas sobre as periferias e seus moradores por meio da comunicação. A partir dos eixos de identidade, território e repertório, eles atuam com formação em comunicação, produção de conteúdo jornalístico e pesquisas sobre a identidade cultural das periferias de São Paulo.
A Fundação ABH trabalha com investimento flexível para as organizações/projetos que apoia. O Projeto Comunicação de Valor Público estabeleceu para este apoio os seguintes objetivos:
Dos 3 cursinhos que iniciaram no programa, um deles desistiu do processo e tomou-se a decisão de, com o recurso excedente, melhorar o “pacote” de equipamentos dos 2 cursinhos remanescentes.
Para melhor visualização, estruturamos o que compreendemos como resultado e impacto a partir de dois eixos: quantitativo e qualitativo, com os seguintes conteúdos:
QUANTITATIVO:
QUALITATIVO:
Cursinho Popular Carolina de Jesus
DURAÇÃO DO APOIO: de Outubro 2018 à Março 2019
“Nós do cursinho Ubuntu não temos muito conhecimento técnico sobre comunicação, por vezes, nosso trabalho do dia a dia, não é mostrado da forma correta ou da melhor forma. O projeto tem nos mostrado caminhos a seguir e como podemos otimizar nosso trabalho. Espero melhorar cada dia mais, para conseguir expandir o trabalho enquanto educação popular na periferia.”
Valesca, 28 anos, Jd. Jacira
“A formação de comunicação para cursinho populares tem ajudando a entender e aplicar estratégias que agreguem no cursinho, como por exemplo a criação de laços com mídias parceiras, usar as mídias sócias como meio de interação maior com os alunos, planejamento de comunicação para nos organizamos em relação a uma ação que o cursinho deseja fazer como feira de profissões e afins. Acredito que isso facilita na comunicação com os alunos para além do dia de aula, mostrar mais do cursinho nas redes definindo qual é o propósito do cursinho e na organização de matérias para as ações que são realizadas.”
Leo Aguiar, Cursinho Carolina Maria de Jesus, 21 anos, Jd. Guarujá
“Acredito que essa formação tem tido uma importância grandiosa. A comunicação na Ubuntu sempre foi, de certo modo, defasada, nunca antes existiu um núcleo que cuidasse de maneira única e exclusiva das redes sociais e comunicação do cursinho. Com o conhecimento que a gente vem adquirindo no Centro de Mídia, já estamos nos movimentando de maneira bem mais eficaz, acredito que agora até o diálogo dentro da equipe será melhorado, em questão de tomada de decisões. Tenho certeza que (e esse é nosso principal objetivo) vamos nos comunicar com nossos alunos de uma maneira muito mais útil, não só ensinando e informando, mas também auxiliando e acolhendo, abraçando todos dentro da nossa filosofia Ubuntu.”
Pedro, Cursinho Ubuntu, 18 anos, Sonia Regina