Projeto Comunicação de Valor Público

Sobre

O ensino médio é a ponte para a juventude periférica acessar o ensino superior e, nas periferias, cursinhos populares oferecem formação para esses alunos em fase de transição para o meio acadêmico e que encontram inúmeras dificuldades para consolidar esse processo de forma bem sucedida.

Pensando em uma solução de valor público, a Associação Historiorama e o Coletivo Desenrola e Não Me Enrola enxergaram na comunicação uma forma de reconhecer e potencializar o trabalho desenvolvido pelos Cursinhos Populares que ajudam jovens das periferias a desenvolver e complementar o conhecimento necessário para terem acesso à faculdade e, consequentemente, melhorarem suas chances de desenvolvimento econômico, qualidade de vida de suas famílias e até mesmo da comunidade em que vivem.

A comunicação é um dos elementos fundamentais para gerar oportunidades reais para os moradores do território se conectarem, conhecerem, vivenciarem e principalmente reconhecerem as ausências e as potências de morar, trabalhar e estudar no Capão Redondo, Campo Limpo, Jardim Ângela e Jardim São Luiz.

Diante disso, buscaram desenvolver atividades formativas e informativas voltadas a capacitação e a fidelização do público atendido ou impactado por organizações, coletivos, agentes sociais e culturais que visam mudar pra melhor a dinâmica social do território, por meio de projetos de fins públicos.

Propósito

MISSÃO

VISÃO

Impactar inicialmente até 2.000 alunos, modificando a perspectiva de vida do jovem e ampliando os seus horizontes para ascender socialmente dentro e fora da periferia. Isso será possível através da comunicação, que irá potencializar o trabalho desenvolvido pelos Cursinhos Populares.

O desenvolvimento da comunidade a médio e longo prazo se dá com o crescimento de moradores que terão consciência sobre seus direitos e deveres, para intervir nas melhorias sociais do território. Sem esse perfil de moradores, as periferias não conseguem avançar em suas questões estruturais.

Quer conhecer mais?

Acesse os links abaixo:

www.historiorama.com

A Historiorama é um projeto de educação e comunicação a partir do Campo Limpo, periferia da zona sul de São Paulo, que trabalha fortalecendo o direito que todas e todos tem de contar a história do mundo.

www.desenrolaenaomenrola.com.br

O Coletivo Desenrola e Não Me Enrola tem como objetivo transformar os imaginários e as narrativas sobre as periferias e seus moradores por meio da comunicação. A partir dos eixos de identidade, território e repertório, eles atuam com formação em comunicação, produção de conteúdo jornalístico e pesquisas sobre a identidade cultural das periferias de São Paulo.

Investimento Flexível

A Fundação ABH trabalha com investimento flexível para as organizações/projetos que apoia. O Projeto Comunicação de Valor Público estabeleceu para este apoio os seguintes objetivos:

Comunicação

• A criação de quatro Núcleos de Comunicação e Mobilização no interior das estruturas de quatro cursinhos populares, oferecendo a estes núcleos e suas lideranças, formação em diagnóstico e mapeamento de público, planejamento estratégico, planejamento de conteúdo, execução de plano de comunicação, treinamento técnico em linguagens como texto, vídeo e fotografia e mensuração e avaliação de resultados;
  • O oferecimento de equipamentos de produção comunicativa a cada cursinho popular, de modo que se assegure o mínimo necessário para que essa produção comunicativa seja feita de maneira autônoma após o fim desse projeto visando  ampliar o diálogo dos cursinhos com o seu público alvo nos territórios;
  • A ampliação o número de estudantes atendidos pelos cursinhos populares, por meio de ações de comunicação,  aumentando as chances reais de ingresso no ensino superior;
  • A atração de parceiros que conheçam e reconheçam a relevância dos cursinho populares para a transformação do território;
  • A atração de professores qualificados, aumentando a capacidade dos cursinhos.

Resultados 2018/2019

Dos 3 cursinhos que iniciaram no programa, um deles desistiu do processo e tomou-se a decisão de, com o recurso excedente, melhorar o “pacote” de equipamentos dos 2 cursinhos remanescentes.

Para melhor visualização, estruturamos o que compreendemos como resultado e impacto a partir de dois eixos: quantitativo e qualitativo, com os seguintes conteúdos:

QUANTITATIVO:

• 10 encontros formativos;
  • 40 horas de conteúdo;
  • R$ 7 mil de equipamentos doados;
  • 2 campanhas direcionadas à mobilização de professores voluntários estruturadas;
  • Inscrição de jovens subiu de 630 em 2018 para 890 em 2019 na Rede Ubuntu;
  • 2 núcleos de comunicação formados.

QUALITATIVO:

• Equipe de Comunicação da Rede Ubuntu se apropriou das tarefas de comunicação externa da Organização;
  • Mudou a identidade visual;
  • Utilizou plataformas de conteúdo gráfico;
  • A Rede Ubuntu decidiu aproveitar os conhecimentos de comunicação adquiridos para lançar em breve uma Campanha de financiamento colaborativo (em fase de planejamento);
  • As redes sociais da Rede Ubuntu agora têm um link direto para o público tirar dúvidas com a equipe de comunicação;
  • Durante o processo de formação a Rede Ubuntu conseguiu um parceiro institucional, que é a Fundação Lauro Campos, para apoiar palestras e debates com os estudantes;
  • Criou novos canais nas redes sociais dos cursinhos (Instagram);
  • Formatou de releases institucionais para diálogo com a imprensa.

Cursinho Popular Carolina de Jesus

• Passou a utilizar de forma padrão a logomarca do cursinho nas peças de divulgação nas redes sociais;
  • Construiu um mailing de contato de jornalistas para divulgar suas ações no território do Capão Redondo;
  • Iniciou a realização da cobertura fotográfica e de entrevistas com jovens em suas aulas para registro histórico e contato posterior com a imprensa;
  • Criou novos canais nas redes sociais dos cursinhos (Instagram)
  • Definiu de temas para campanhas (Cursinho Carolina Maria de Jesus)
  • Formatou releases institucionais para diálogo com a imprensa.

DURAÇÃO DO APOIO: de Outubro 2018 à Março 2019

Depoimentos

“Nós do cursinho Ubuntu não temos muito conhecimento técnico sobre comunicação, por vezes, nosso trabalho do dia a dia, não é mostrado da forma correta ou da melhor forma. O projeto tem nos mostrado caminhos a seguir e como podemos otimizar nosso trabalho. Espero melhorar cada dia mais, para conseguir expandir o trabalho enquanto educação popular na periferia.”

Valesca, 28 anos, Jd. Jacira

“A formação de comunicação para cursinho populares tem ajudando a entender e aplicar estratégias que agreguem no cursinho, como por exemplo a criação de laços com mídias parceiras, usar as mídias sócias como meio de interação maior com os alunos, planejamento de comunicação para nos organizamos em relação a uma ação que o cursinho deseja fazer como feira de profissões e afins. Acredito que isso facilita na comunicação com os alunos para além do dia de aula, mostrar mais do cursinho nas redes definindo qual é o propósito do cursinho e na organização de matérias para as ações que são realizadas.”

Leo Aguiar, Cursinho Carolina Maria de Jesus, 21 anos, Jd. Guarujá

“Acredito que essa formação tem tido uma importância grandiosa. A comunicação na Ubuntu sempre foi, de certo modo, defasada, nunca antes existiu um núcleo que cuidasse de maneira única e exclusiva das redes sociais e comunicação do cursinho. Com o conhecimento que a gente vem adquirindo no Centro de Mídia, já estamos nos movimentando de maneira bem mais eficaz, acredito que agora até o diálogo dentro da equipe será melhorado, em questão de tomada de decisões. Tenho certeza que (e esse é nosso principal objetivo) vamos nos comunicar com nossos alunos de uma maneira muito mais útil, não só ensinando e informando, mas também auxiliando e acolhendo, abraçando todos dentro da nossa filosofia Ubuntu.”

Pedro, Cursinho Ubuntu, 18 anos, Sonia Regina