Web Educação

O PROJETO

Web Educação foi um projeto em parceria com o Catraca Livre. Consiste em uma plataforma digital que disponibiliza conteúdo gratuito voltado à educação, já existente em diversos locais da web, em um único portal e com curadoria de profissionais qualificados. É possível encontrar desde cursos e palestras, a MBA, conhecimento cotidiano, download de livros, tour vistuais a museus, dentre muitas outras informações.

Acesse o Web Educação no link: https://catracalivre.com.br/geral/editoria/educacao-3/web-educacao/

Duração do apoio – De Maio a Agosto de 2014

JUSTIFICATIVA

Por acreditar que para aprender não é necessário estar apenas em uma sala de aula, o Catraca Livre se inspirou em modelos de educação formais e não formais para criar a editoria “Web Educação” conjuntamente com a Fundação ABH.

O Catraca Livre tem uma média de 25 milhões de visualizações por mês; por este alcance a Fundação ABH acreditou que a parceria seria um meio importante de disseminar conteúdo educacional para a sociedade.

O Web Educação trata-se de um espaço virtual onde o usuário tem a oportunidade de conhecer e aprender online, e gratuitamente, sobre diversos assuntos. Esta plataforma digital disponibiliza conteúdo gratuito voltado à educação, já existente em diversos locais da web, em um único portal e com curadoria de profissionais qualificados.

Há opções de matérias clássicas, como português, história, matemática e geografia; cursos e palestras, MBA, mas acreditamos que tão importante quanto estas disciplinas, é interessante e prazeroso o aprendizado de assuntos corriqueiros, do dia a dia. Assuntos complementares como cursos de jardinagem, decoração, mecânica, download de livros, tour virtuais a museus, ou até mesmo “como dar nó em gravata”, fazem parte da lista de informações.

PÚBLICO ALVO

Segundo pesquisa realizada pelo Ibope/conecta, em agosto de 2013, no Rio de janeiro e em São Paulo, 52% do público do Catraca Livre é feminino e 48% masculino. Desses, 50% tem idade até 29 anos, 38% entre 30 e 49 anos e 11% acima de 50 anos.

OBJETIVO GERAL

Manutenção da plataforma digital e jornalística específica hoje denominada “Web Educação” a partir do banco de dados do site www.catracalivre.com.br beneficiando um público de mais de 8 milhões de pessoas por mês.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Mapear e divulgar cursos, aulas e materiais acadêmicos gratuitos e disponíveis na internet.
  • Atualizar semanalmente as informações publicadas na área de Web Educação dentro do site Catraca Livre com foco na difusão de ferramentas de aprendizado e métodos de aprimoramento acadêmico à distância.
  • Disponibilizar as informações via plataforma digital (site) em todas as cidades cobertas pela Catraca Livre.

METODOLOGIA

A página “Web Educação” tem um jornalista dedicado a manutenção e abastecimento de conteúdo. Serão produzidas 10 notas por semana, totalizando 40 por mês

RESULTADOS ALCANÇADOS

Durante a parceria que durou de Maio a Agosto de 2014, o Web Educação recebeu 829.514 visualizações de página, tendo sido produzidas uma média de 2,5 matérias/dia.