Programa Vivenda

2015

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Ano 2015


A BrazilFoundation mobiliza recursos para ideias e ações que transformam o Brasil. Trabalham com líderes e organizações sociais e uma rede global de apoiadores para promover igualdade, justiça social e oportunidade para todos os brasileiros.

Programa Vivenda

O Programa Vivenda foi criado em 2013 para oferecer uma solução em escala para as condições habitacionais, que tanto impactam a saúde da populace, principalmente de baixa renda. O projeto oferece um pacote integrado se serviceos – crédito, assistência técnica, mão de obra qualificada e materiais – que viabilize reforas habitacionais rápidas, baratas e de qualidade, com foco na melhoria da saúde e da qualidade de vida dos moradores.

O objetivo do Programa Vivenda é democratizar o acesso a moradias saudáveis. Para isso, foi estruturado um modelo de negócio inovador de reformas habitacionais, que se propõe a ampliar o acesso a este tipo de serviço pela população de baixa renda, e que seja escalável.

Com o apoio da Fundação ABH e da BrazilFoundation, o Programa Vivenda pretende validar a viabilidade do modelo de negócios inovador com as seguintes ações:

  • Contratar profissional de vendas e atendimento ao cliente, para um período teste de 7 meses;
  • Desenvolver de um plano de promoção e vendas;
  • Imprimir materiais de comunicação para realização das atividades de promoção. Os materiais, desenvolvidos de forma probono pela DPZ, já estão em fase de entrega final.
  • Realizar atividades de promoção (panfletagem e atendimento) em pontos estratégicos da comunidade
  • Adquirir software de orçamento, planejamento e controle de obras, para tornar processo de venda mais ágil e controlado.
  • Sistematizar todo o teste de venda, envolvendo avaliação de custos, prazos e resultados obtidos, visando a definição da estratégia de promoção mais efetiva.

Resultados Finais:

  • 120 contratos de reformas assinados;
  • 400 pessoas mobilizadas para os benefícios de se reformar suas casas e sobre o impacto positivo na vida e na saúde das famílias (Dado o objetivo do projeto, foi considerado para cálculo de beneficiadas o número de pessoas abordadas pela equipe de promoção de vendas com entrega de flyer);
  • 224 agendamentos de visitas para levantamento físico de reformas;
  • 34 a 35 orçamentos de reformas elaborados por mês;
  • Fortalecimento institucional e qualificação da equipe;
  • Estruturação da operação de venda com um painel de indicadores de acompanhamento;
  • Fortalecimento da imagem da organização como um serviço qualificado de reformas;

 

ATIVIDADES REALIZADAS 

  • Contratação de profissional de vendas e atendimento ao cliente;
  • Desenvolvimento de plano de promoção e vendas;
  • Promoção das ações do Programa Vivenda nas comunidades onde o projeto atua;
  • Articulação com atores estratégicos das comunidades para aprimoramento da prática de reformas;
  • Aquisição de software de orçamento, planejamento e controle de obras, para tornar o processo de venda mais ágil e controlado;
  • Sistematização de todo o teste de venda, envolvendo avaliação de custos, prazos e resultados obtidos, visando a definição da estratégia de promoção mais efetiva;
  • Desenvolvimento de material de comunicação eletrônico para apresentação via tablet.

 

INDICADORES

De acordo com os indicadores listados no projeto, temos os seguintes resultados até o momento:

  • Quantidade de pessoas atingidas pelas ações de promoção:
    • Aproximadamente 5400 pessoas
  • Quantidade de agendamentos de visitas de levantamento físico:
    • Total – 224
    • Média – 34 a 35 visitas / mês
  • Quantidade de orçamentos realizados por mês:
    • Total – 224
    • Média – 34 a 35 orçamentos / mês
  • Tempo necessário para elaboração de orçamento:
    • 30 minutos para visita de orçamento e 40 minutos para elaboração de orçamento
  • Quantidade de contratos fechados por mês 
    • Julho – 10 contratos
    • Agosto – 20 contratos
    • Setembro – 20 contratos (até o momento)
    • Outubro – 20 contratos
    • Novembro – 20 contratos
    • Dezembro – 10 contratos
    • Janeiro – 0 contratos
    • Fevereiro – 20 contratos

Depoimentos

“Uma das coisas mais importantes que um negócio social em fase inicial de operação tem que fazer é testar seu funil de vendas, ou seja, entender toda a dinâmica da venda, desde a abordagem das pessoas até o fechamento do contrato.” 

Marcelo Coelho

(responsável pela área de vendas do Programa Vivenda)