Instituto Elos – Sobre

Sobre

O Instituto Elos é uma organização social focada no desenvolvimento comunitário das comunidades da Baixada Santista e ao redor do Brasil e do mundo por meio dos Guerreiros Sem Armas. Tem sede na cidade de Santos/SP.

Seu foco é desenhar e realizar estratégias para construirmos juntos o melhor dos mundos. Esse trabalho é feito com base na Filosofia Elos desenvolvida por eles e reconhecida no mundo.

Investimento Flexível

A Fundação ABH trabalha com investimento flexível para as organizações que apoia. O Instituto Elos estabeleceu para este apoio os seguintes objetivos:

Objetivos para 2018/2019

• Consolidar um processo participativo de modo que moradores assumam liderança e responsabilidade pelo desenvolvimento comunitário;
  • Inspirar, potencializar e assessorar a implementação de projetos que contemplem e conectem diversos atores locais e que podem estar ligadas à gestão de espaços de convivência, cuidados com equipamentos públicos, planejamento e organização de iniciativas comunitárias; empreendidas pelos moradores seja um equipamento cultural, de lazer ou de utilidade pública
  • Impulsionar práticas de desenvolvimento comunitário a partir do acompanhamento de lideranças comunitárias na Filosofia Elos.

Resultados 2018

• 1 visita de inspiração realizada

Caminho dos Pilões

• Formação de grupo comunitário chamado Avança Pilões com 98 participantes;
  • Empoderamento dos moradores;
  • Melhoria da relação com a prefeitura de Cubatão e empresas do entorno;
  • Criação do bazar solidário para arrecadar recursos para execução das ações;
  • Desenvolvimento de uma área de lazer para os moradores com playground;
  • Desenvolvimento de uma horta comunitária;
  • Projetos em fase de planejamento: quadra de futebol e grupo “Avança Pilões” em formação.

Monte Serrat

• 23 moradores participam do grupo e whatsapp de discussão sobre o Futuro do Monte Serrat;
  • Exibição seminal de cinema para as crianças;
  • Sede da associação reformada.

Vila dos Pescadores

• Formação do grupo comunitário Sonhar com 47 participantes;
  • Criação de um centro das crianças feito em contêiner;
  • Desenvolvimento de um cronograma de atividades culturais/educacionais;
  • Revitalização da praça das crianças;
  • Projetos em fase de planejamento: time de futebol, ceia de natal comunitária e aula de inglês.

Depoimentos

“A presença do Elos aqui em Pilões mostrou pra gente que somos capazes de realizar os sonhos que temos. Antes nós ficávamos esperando o governo ou a empresa que nunca vinham. Éramos esquecidos. Agora percebemos que podemos começar pelos próprios talentos que existem aqui. Depois que iniciamos estes projetos, vi que a prefeitura passou a vir mais no bairro, outras organizações da cidade nos procuraram para saber o que estamos fazendo. O olhar deles sobre nós mudou!”

Valdemir Moreira da Silva (presidente da Sociedade de Melhoramentos de Pilões)

“(…) A presença do Instituto Elos mudou o comportamento da comunidade, a partir da influência positiva dos voluntários, no sentido de união, de autoestima e de que é possível fazer a diferença na vida das pessoas.”

Marli Vicente da Silva (presidente do ISAC Instituto Socioambiental e Cultural da Vila dos Pescadores)